Homenagem a equipe de Transplante de fígado

            Em reunião do Conselho Diretor da Faculdade de Medicina (UFG), nesta quarta-feira do dia 12 de setembro, na sala de reuniões desta unidade, foi realizada uma homenagem à primeira equipe de transplante de fígado de Goiás: Dr. Claudemiro  Quireze Junior, Dr. Edmond Raymond Le Campion, Ms. Lúcio Kenny Morais, Dr. Matheus Castrillon Rassi e Drª. Patrícia Souza. Foram proclamados também com um vídeo gravado pelo Diretor da Faculdade Doutor Fernando Carneiro.  

 

             O referido transplante de fígado ocorreu no Hospital Estadual Geral Doutor Alberto Rassi (HGG), no dia 19 de julho. O chefe da equipe de transplantes, Dr Claudemiro Quireze argumenta que o transplante foi resultado após muitos anos de dedicação, por ser uma cirurgia de alta complexidade.” Tivemos o privilégio de atender um advogado que tinha uma doença terminal no fígado. Ele recebeu um fígado doado também de um paciente daqui do Estado, e a operação durou oito horas. E consistiu na retirada de um fígado doente e na colocação na mesma localização anatômica do órgão inativo”, explicou Quireze.  

             Segundo o Professor Claudemiro, esse procedimento deu início ao programa de transplantes, com parceria dos médicos da Faculdade de Medicina (UFG). ” É um programa muito extenso e envolve muita habilidade e isso agrega conhecimentos a alunos e residentes, tanto de medicina como de outras áreas afins. Então, é muito importante porque agregou muitas pessoas, e a gente espera que o programa continue intensamente para que acrescente mais conhecimento em todas as áreas”, conclui Quireze.

           Professor Lúcio Kenny Morais                             Doutor Claudemiro

           Professor Lúcio Kenny Morais                                                      Professor Claudemiro Quireze  Junior