Inaugurado novo pavimento da Faculdade de Medicina da UFG

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás, tendo à frente o  Magnífico Reitor  Orlando Afonso Valle  do Amaral e a diretora da  Faculdade de Medicina, Professora Doutora Fátima Maria Lindoso,   se reuniu nesta manhã, dia 10 de outubro,  para a inauguração do novo andar do prédio da FM, instalado no Campus Colemar Natal e Silva da Universidade, no Setor Universitário. A solenidade  aconteceu no Teatro Asklepiós da Faculdade, que à oportunidade foi declarado reaberto, já  que permaneceu fechado durante todo o período das obras de construção do novo pavimento.

A cerimônia se iniciou com apresentação musical  por conta das pianistas Consuelo Quireze  e Maria Lúcia Roriz  ao piano a quatro mãos, com a execução de duas peças.  Logo em seguida deu-se a formaição da Mesa Diretiva da solenidade, composta pelo Reitor da UFG , a Diretora  da Faculdade, o superintendente do Hospital das Clínicas, José Garcia Neto,  o presidente da Academia Goiana de Medicina,  Professor Doutor Nilzio Antonio da Silva e o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (CEGEF),  arquiteto  Marco Antonio de Oliveira.

Entre os presentes,  os pró-reitores da UFG, o futuro  reitor Edward Madureira Brasil, diretores de diversas Unidades da Universidade e três   Professores Eméritos da Instituição, os doutores  Hélio Moreira, Maurício Leite e Heitor  Rosa, os dois  últimos também ex-diretores da Faculdade de Medicina. Presentes ainda os também ex-diretores da FM Paulo César da Veiga Jardim  e Vardeli Alves de Moraes,   além  dos professores docentes e de acadêmicos discentes da FM, mais o pessoal técnico administrativo da Casa.

Na sequência da solenidade, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o primeiro a discursar foi  o diretor do CEGEF,  Marco Antonio , que apresentou a  obra, uma construção  de 2.800 metros quadrados  que comporta  38 ambientes acadêmicos e que levou cerca de cinco anos em sua execução,  em período, segundo ele,  de grande crise financeira tanto na instituição como no mercado específico da construção civil.

A diretora da Faculdade de Medicina, Professora Doutora Fátima Lindoso, falou em seguida, agradecendo a  todas as pessoas e também instituições que de uma forma ou de outra contribuíram para  a conclusão da obra. Enalteceu o empenho e dedicação de todos na recente conquista da nota máxima  dada pelo Instituto Nacional  de Estudos e Pesquisas Educacionais  Anísio Teixeira (INEP)  à Faculdade e Medicina da UFG.

Lembrou  também que a Escola já se encontra no quarto ano  de implantação seu novo Currículo e por isso a Direção e a comunidade acadêmica  se sentem felizes e orgulhosas.  Fez ainda  um breve relato da história  da Faculdade  desde quando tudo começou em 1960, fruto do sonho do médico e primeiro diretor Francisco Ludovico mais um grupo de médicos da então Associação Médica  de Goiás. Surgiu assim a Faculdade de Medicina de Goiás, um ano antes da fundação da própria Universidade Federal de Goiás.

Por fim discursou o Reitor Orlando  do Amaral,    ressaltando que esta data  é  um dia muito especial para toda a Universidade, em especial para  os setores da área médica como a Faculdade de Medicina e o Hospital das Clínicas.  Ressaltou a batalha que todos tiveram de enfrentar ao  longo dos cinco anos de construção da nova etapa da FM   e também fez um breve relato da sua gestão à frente da Instituição que termina no final deste ano. Lembrou ainda que  no ranking  das 63 unidades federais  do país,  a UFG se encontra, segundo disse, na 12ª ou 13ª  posição, além de figurar também como das melhores  entre as cerca de 200 universidades brasileiras.

Encerrada  a solenidade,  as autoridades e os demais presentes foram convidados a seguir para o hall do andar superior para descerramento da Placa de Ampliação da Faculdade de Medicina da UFG e em seguida todos visitaram as novas instalações, tendo sido servido, finalmente, um coquetel  com a participação de todos.

Inauguração