Laboratório de Genética Humana

O Laboratório de Genética Humana do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) é um centro de referência no estado de Goiás para a identificação de doenças genéticas, especialmente em bebês ainda na fase gestacional. Inaugurado como parte do Centro de Genética Humana, o laboratório ocupa uma área equipada com salas para análises citogenéticas, análises moleculares, cultura molecular, recepção de material biológico e processamento de amostras.

O centro visa proporcionar diagnósticos precisos e orientações de tratamento para portadores de anomalias genéticas, cobrindo áreas como síndromes genéticas (por exemplo, Síndrome de Down), doenças do sexo, gênese do câncer, reprodução humana e comportamento humano. Além disso, oferece exames de investigação básica, como cariótipo, e avançados, como biologia molecular para doenças infecciosas e gênicas.

De acordo com o coordenador do centro, Dr. Waldemar Naves do Amaral, cerca de um terço das doenças humanas são de origem genética, destacando a importância dos estudos em genética humana para o diagnóstico e tratamento de várias condições. O centro também é crucial no atendimento a gestantes com fetos apresentando malformações devido a anomalias genéticas, com um ambulatório que atende semanalmente de 30 a 40 grávidas.

A criação do laboratório contou com um investimento significativo, incluindo R$ 2 milhões em emendas parlamentares para a estruturação do serviço e R$ 700 mil para a infraestrutura e aquisição de equipamentos laboratoriais.

O novo espaço não só melhora o atendimento clínico, mas também facilita a pesquisa genética e a formação de alunos de graduação e pós-graduação. Em 2024 foi realizado um concurso público para provimento de vaga de professor efetivo da Faculdade de Medicina especificamente para a área de Genética Humana e Biologia Molecular, para que o Laboratório de Genética Humana do HC-UFG consolida-se como um pilar essencial para a saúde pública em Goiás, promovendo a pesquisa e a educação continuada na área de genética humana.