Teste do Progresso/2017 será dia 20 de setembro

Está programado para o dia 20 de setembro próximo o Teste de Progresso (TP) adotado pela Faculdade de Medicina da UFG para avaliar o desempenho cognitivo dos alunos do Curso. Trata-se de uma avaliação longitudinal aplicada anualmente na graduação que, além aferir o desempenho cognitivo dos estudantes, alcança outras dimensões do processo de ensino-aprendizagem na formação do médico, como habilidades psicomotoras e de atitudes.

Esse será o quinto ano de participação da Faculdade de Medicina/UFG no Teste, que será aplicado a todos os estudantes regularmente matriculados no Curso de Medicina, desde os calouros do primeiro semestre até os internos do décimo segundo semestre, ou seja, término da Graduação.  A participação no Teste do Progresso é pontuada para fins de  prova da Residência Médica na UFG.

O Teste consta de uma única avaliação escrita, composta por 100 testes de múltipla escolha, com conteúdo abrangente ministrado por todas as disciplinas do Curso de Graduação em Medicina. Todas as questões serão contextualizadas com casos clínicos. A Comissão do está composta pelos professores Adelair Helena (IPTSP), Ana Maria de Oliveira (coordenadora - IPTSP), Elisângela Lacerda (ICB), Yves Mauro Ternes (IPTSP) e Luciana Freire (Faculdade de Educação).

Segundo a  coordenadora, professora Ana Maria de Oliveira, que é docente do Departamento  de Medicina Tropical e Dermatologia (IPTSP) e está à frente dessa avaliação desde 2015, das análises após a aplicação do TP pode-se inferir sobre o conteúdo e estrutura curricular da Graduação e o desenvolvimento/crescimento acadêmico dos estudantes.

O Teste dá ainda a oportunidade do estudante verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso, servindo como instrumento de avaliação formativa e identificando problemas potenciais, o que possibilita correções para a melhoria contínua do aluno e do curso.   O TP 2017 é organizado pelo ABEM – Associação Brasileira de Educação Médica- Regional Centro-Oeste e o Consórcio do Centro -Oeste é composto por 20 escolas públicas e privadas dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Segundo a coordenadora Ana Maria de Oliveira, os programas de Residência Médica da UFG têm considerado a participação em Testes de Progresso um critério de pontuação na análise do currículum vitae  dos candidatos.

Quanto à divulgação dos resultados, os dados individuais do Teste de Progresso não serão divulgados de forma pública  e cada estudante, individualmente, poderá, mediante a inserção de senha pessoal, ter acesso ao resultado do seu Teste de Progresso e da evolução de seus resultados (progresso) ao longo dos próximos anos.