
Provas da OSCE/2016 acontecem dia 29
Alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina da UFG, que estarão terminando as atividades curriculares relativas ao ano letivo de 2015 no dia 09 de março próximo, fazem nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, a prova prática da OSCE (Organized And Structured Clinical Examination) para avaliação do ensino-aprendizagem do ano letivo. A OSCE se realiza anualmente, fruto de parceria do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde.
Alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina da UFG, que estarão terminando as atividades curriculares relativas ao ano letivo de 2015 no dia 09 de março próximo, fazem nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, a prova prática da OSCE (Organized And Structured Clinical Examination) para avaliação do ensino-aprendizagem relativo ao ano letivo de 2015 que, por causa da greve no ano passado, só terminará neste início de ano. A OSCE se realiza anualmente, fruto de parceria do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde.
A prova faz parte da avaliação contida no Plano de Ensino do Módulo de Método Clínico e será realizada nas salas de aula da Faculdade de Medicina das 7 às 13 horas, período em que os portões externos do prédio estarão fechados, com acesso permitido apenas aos alunos, professores e funcionários da FM pela entrada do Hospital das Clínicas da UFG, na 1ª Avenida, mediante identificação.
A prova se realizará em quatro estações – cada uma com um ator e um examinador – e os alunos, individualmente, passarão por todas elas, onde deverão cumprir uma tarefa determinada, de simulação de atendimento clínico, tudo sob a supervisão e a avaliação do examinador, por meio de um check list. Essa avaliação resultará em uma nota que irá compor a média final do semestre no respectivo módulo.
A OSCE objetiva avaliar as metas do Curso de Medicina e ao mesmo tempo propicia uma auto-avaliação dos alunos, que no final da prova terão de responder a questionário específico sobre o Curso e a Escola. Segundo a professora Maria Auxiliadora Carmo Moreira, coordenadora do Curso de Medicina, a avaliação do ensino-aprendizagem na FM/UFG no padrão OSCE acontece desde 2007, nos primeiros anos como atividade facultativa, mas desde 2011 tem caráter obrigatório.
28/janeiro/2016