
Provas da OSCE 2015 serão realizadas esta semana
Serão realizadas nos próximos dias, 02 e 03 de outubro as provas para os alunos do sexto ano do Curso de Medicina – Internato 2 da Faculdade de Medicina da UFG - para avaliação do ensino-aprendizagem relativo ao ano de 2015. Essas provas seguem o padrão OSCE- Organized and Structured Clinical Examination, resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Serão realizadas nos próximos dias, 02 e 03 de outubro, respectivamente sexta e sábado, as provas a que são submetidos os alunos do sexto ano do Curso de Medicina – Internato 2 da Faculdade de Medicina da UFG - para avaliação do ensino-aprendizagem relativo ao ano de 2015. As provas seguem o padrão OSCE- Organized and Structured Clinical Examination edevem ser realizadas a cada ano letivo, resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
São 107 os alunos do Internato 2 que se submeterão às provas da OSCE, que serão feitas nas modalidades escrita e oral, a primeira no dia 02 de outubro, sexta-feira a partir das 14 horas, nas salas 204 e 206 do Centro de Aulas D, na Praça Universitária. Esse teste consta de 100 questões objetivas do tipo múltipla escolha.. Já a prova prática, a se realizar no sábado, dia 03, será nos Ambulatórios A e B do Hospital das Clínicas das 7:30h às 13 horas, com simulações de atendimento clínico por meio de atores (alunos do Curso de Medicina) e também bonecos, sob a supervisão e avaliação dos professores.
Conforme o Professor Alexandre Vieira Santos Moraes, que é o coordenador do Internato da Faculdade de Medicina, a avaliação do ensino-aprendizagem na FM/UFG no padrão OSCE vem sendo realizada desde 2007, mas somente a partir de 2011 deixou de ser uma atividade facultativa, passando desde então a ter caráter obrigatório. Ele explica qure as notas obtidas pelo aluno irão corresponder a 40% do valor do seu estágio final do Internato, indispensável, portanto, para a sua colação de grau.
A OSCE - Simulação por Exame Clínico Objetivo e Estrutural - tem como objetivo avaliar o Curso de Medicina e, ao mesmo tempo, propicia uma auto-avaliação dos alunos, para se verificar se as metas do curso têm sido atingidas, em especial as relacionadas às habilidades clínicas nas enfermarias e nos ambulatórios. Caso sejam detectadas falhas, segue-se o procedimento necessário à sua solução. Tanto a prova oral como a escrita abrangem o conteúdo das áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Puericultura, Ginecologia e Obstetrícia, Doenças Infecciosas e Saúde Mental.
30/setembro/2015