FOTO CALOUROS 2015

Calouros da FM são recepcionados com comemorações

A Faculdade de Medicina da UFG abriu suas portas nesta segunda-feira, dia 23, aos 110 alunos matriculados no primeiro ano do Curso – Turma LXIII da FM – que iniciam suas atividades acadêmicas com a Semana do Calouro, organizada pelos alunos do segundo ano do Curso de Medicina (Turma LXII) para dar-lhes boas vindas e apresentar a Universidade e a Escola. A Semana do Calouro 2015 se estenderá até o dia 27 deste mês.

A Faculdade de Medicina da UFG abriu suas portas nesta segunda-feira, dia 23 de fevereiro, para nova turma de discentes:   os 110 aprovados no vestibular e matriculados no primeiro ano do Curso – Turma LXIII da FM – que iniciam suas atividades acadêmicas com a Semana do Calouro, organizada pelos colegas do segundo ano do Curso de Medicina (Turma LXII), para dar boas vindas aos novatos e apresentar-lhes a Universidade e a Escola que irão abrigá-los pelos próximos seis anos, propiciando-lhes nesse período a formação de médicos.

A Semana do Calouro 2015, que se estenderá até o dia 27 deste mês, iniciou-se às 8 horas com a recepção aos novos alunos no Teatro Asklepiós da FM, pelo reitor da UFG, Prof. Orlando Afonso Valle do Amaral, pela diretora da Faculdade de Medicina, Profª Fátima Maria Lindoso, e o vice-diretor, Prof. Antonio Fernando Carneiro, além da coordenadora do Curso de Medicina, Profª Edna Regina Silva Pereira. Os componentes da mesa diretiva cumprimentaram os novos alunos, parabenizando por serem vencedores na árdua batalha do vestibular e desejaram todo sucesso na sua formação profissional.

O Reitor, em sua fala, fez um breve relato do funcionamento e da posição da UFG, que este ano completará 54 anos de existência e se acha colocada entre as 10 melhores do País, segundo avaliação do Ministério da Educação. Mostrou inclusive que a Universidade, na última década, dobrou de tamanho – em 2007 eram 13 mil alunos e hoje são mais de 20 mil – cuidando sempre da expansão com os olhos voltados à exigência de qualidade, ao ponto de constituir-se hoje a sexta universidade mais procurada do País.

A Diretora da Faculdade de Medicina, por sua vez, além de dar boas vindas aos novos alunos, foi responsável por ministrar-lhes a Aula Inaugural com o tema Educação Médica: Uma Viagem no Tempo. Explanou sobre o surgimento da medicina na fase pré-hipocrática e pós-hipocrática, já que Hipócrates, o Pai da Medicina, no ano 430 a.C, foi o principal marco dessa ciência. Citou sua evolução ao longo dos tempos até o Século XXI e os dias atuais, com a implantação do novo modelo integrado de ensino, de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares em vigência.

Na sequência a coordenadora do Curso de Medicina, professora Edna Regina Silva Pereira, apresentou aos calouros o Plano Pedagógico da FM, implantado em 2014 conforme as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, que estabelecem os novos princípios norteadores da formação do médico. Explicou que esse novo plano, elaborado durante quatro anos, padroniza novos métodos de ensino e avaliação tendo como ator principal o estudante e com ênfase na pesquisa e extensão. Seguiu-se uma mesa redonda para discussão do tema Metodologias Pedagógicas Ativas.

 

 

Noite dos Pais

 

À noite do primeiro dia da Semana do Calouro realizou a Noite dos Pais, quando a comissão organizadora de evento recepcionou os Pais dos novatos, para apresentar-lhes a Escola e comemorar o seu ingresso de seus filhos Na FM. Igualmente, a comemoração aconteceu no Teatro Asklepiós, com apresentação musical da banda da Turma LXII. A diretora da FM, professora Fátima Lindoso, em seguida falou aos presentes, mais uma vez cumprimentado os calouros e seus pais pelo ingresso dos primeiros à Universidade.

A programação seguiu-se com pronunciamento do Professor Emérito da UFG e ex-diretor da Faculdade de Medicina, doutor Heitor Rosa, que dividiu sua fala em três tempos. Primeiro, detalhou a origem do trote acadêmico, que ao longo do tempo teve seu sentido deteriorado, a ponto de ser hoje condenado como prática de falta de civilidade e de bom senso. No segundo tempo, falou do significado do cor branca do jaleco e instituiu o que denominou “Rito do Jaleco”, quando pediu que todos os calouros o vestissem, ‘consagrando’-os a partir de então profissionais da saúde.

No terceiro momento, o Professor Emérito discorreu um pouco sobre a origem do Teatro Asklepiós e a aquisição do piano de cauda, instalados durante sua gestão à frente da Faculdade de Medicina. Os presentes foram agraciados em seguida com recital de duo pianístico formado pelas professoras Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz, que interpretaram três peças da música erudita.

Por fim, em homenagem aos pais, os alunos apresentaram um vídeo que mostrou de forma lúdica a trajetória de cada um até chegar à Universidade. Serviu-se após um coquetel aos presentes.

 

24/fevereiro/2015

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
FOTO CALOUROS 2015 111 Kb 1d1d46e866922dbf9ed97763682c062a
FOTO CALOUROS 2015 201 Kb 9d8f5e4fea39bcfee46ff09147aad183
FOTO CALOUROS 2015 178 Kb 6f229a974c869cf2a0a1266478b18ed0
FOTO CALOUROS 2015 181 Kb df479274089d33afe728d5dde128c59e