foto

Turma 57 da Faculdade de Medicina da UFG cola grau

Sob o comando do vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves, aconteceu na noite desta terça-feira dia 13 de janeiro deste ano de 2015 a cerimônia de Colação de Grau de  nova turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Turma  57, formada por 110 novos médicos. A solenidade teve lugar no Centro de Cultura e Eventos  Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia  e foi presenciada por milhares de pessoas, familiares e convidados dos novos médicos,  que lotaram  o
Centro.

Sob o comando do vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves, aconteceu na noite desta terça-feira, dia 13 de janeiro deste ano de 2015, a cerimônia de Colação de Grau de  nova turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Turma  57, formada por 110 novos médicos. A solenidade teve lugar no Centro de Cultura e Eventos  Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia  e foi presenciada por milhares de pessoas, familiares e convidados dos novos médicos,  que lotaram  o
Centro.

Os formandos escolheram como paraninfo o professor Antonio Rubens Alvarenga, do Departamento de Pediatria da FM/UFG;  como Professor Homenageado, o  docente Ly de Freitas Fernandes, do Departamento de Cirurgia da FM e como Residente Homenageado, o médico Luiz Duarte Toledo Júnior. O Funcionário Homenageado foi o senhor  Antonio  Gonçalves da Silva, da Sala Técnica da FM. Fizeram parte da mesa diretora da solenidade presidida pelo Vice-Reitor a diretora da Faculdade de Medicina da UFG, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, o Paraninfo, o Professor Homenageado, a coordenadora do Curso de Medicina, professora Edna Regina Silva Pereira e o ex-reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil.

A Turma 57 recebeu o nome de Rosana Karine Campos Magalhães, em homenagem  à jovem médica que faleceu aos 27 anos em acidente aéreo em 2006. Trata-se  da irmã do formando Flávio Campos Magalhães, ex-aluna  da FM/UFG  que morreu enquanto cursava Residência Médica  - Cirurgia Geral- em Manaus (AM).  Seu irmão, que até então cursava Agronomia em Viçosa (MG), foi persuadido por ela  a abandonar o curso  e ingressar na Medicina, devido aos “encantos da  profissão” experimentados por ela.

A cerimônia se iniciou com a execução  do Hino do Panamá,  em atenção a uma das formandas, natural daquele país. Houve em seguida e execução do Hino Nacional Brasileiro e na sequência  a concluinte Juliana Andrade Mendonça fez o Juramento de Hipócrates, em nome de toda a Turma 57. Deu-se então a Outorga de Grau concedida a todos os formandos pelo
Vice-Reitor,   representados pelos concluintes Alinne Rodrigues Belo e
Gabriel Brom Andrade.

A Oradora da Turma,  Amanda Dominience Menezes, fez  em seguida uso da palavra, iniciando por cumprimentar a mesa diretora, os presentes e especialmente seus colegas. Relembrou  o  ingresso deles, todos por volta de 18 anos, à  Universidade quando sentiram todo o peso da responsabilidade que a situação se impunha  ao assumir um fardo, segundo a oradora, ao mesmo tempo doce e amargo da vida acadêmica.

 Sugeriu aos colegas que a jornada de cada um que se iniciava naquele momento seja sempre marcada com o tempero da sensibilidade e que mesmo por caminhos variados, todos nunca se esqueçam da amizade que agora os une e que nunca percam, no exercício da profissão, a vontade de ajudar e de aliviar o sofrimento humano, atuando sempre  conscientes da importância  da missão do médico.

O discurso seguinte foi da diretora da Faculdade de Medicina, professora Fátima Lindoso,
que saudou os novos médicos que abraçaram a profissão enquanto ainda adolescentes e jovens cheios de sonhos e que agora, possam assumir sua nova realidade pautados sempre pela ética. Lembrou ainda que a Faculdade de Medicina se orgulha  de entregar à sociedade os 110 novos médicos e que espera que cada um se dedique à profissão  marcando o cotidiano com os pilares da paciência,  perseverança, doação e acima de tudo amor, conscientes sempre que  um dos propósitos maiores do médico é preservar e prolongar a vida.

Falou por último o vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves, que falou de sua alegria de comandar aquela “noite memorável”, cumprimentando especialmente os novos médicos, seus familiares e toda a mesa diretora. Saudou especialmente o ex-reitor Edward Madureira Brasil por sua brilhante gestão à frente da UFG por dois mandatos consecutivos e mencionou que o Parlamento brasileiro deixou de ter em seu quadro  um grande nome. Fez também  um breve relato da atual gestão da Universidade que  acaba de completar um ano, citando em especial a abertura de novos cursos de Medicina no campus de Jataí e no campus de Catalão.

Deu-se em seguida a leitura do Termo de Colação de Grau pela coordenadora administrativa da FM, Izildinha
Alves da
Silva Jorge, assinada após pelo Vice-
Reitor e a Diretora. E, por fim, fez-se a chamada nominal dos novos médicos para entrega dos diplomas. 

14/janeiro/2015

Source: Imprensa FM/UFG

Related files Size Archive fingerprint
Turma 57 da Faculdade de Medicina da UFG cola grau 1443 Kb 6b257b762c5a411a5df81a3f780392fe
Turma 57 da Faculdade de Medicina da UFG cola grau 1954 Kb c61ea1a6e9405299990682fbd9d0c726
Turma 57 da Faculdade de Medicina da UFG cola grau 1133 Kb bbbb3fad61f169ad2e1f873c074c5c7d
Turma 57 da Faculdade de Medicina da UFG cola grau 988 Kb c1bbb05379d17e0f5825147d6771b6a9
Turma 57 da Faculdade de Medicina da UFG cola grau 1350 Kb 87b067c5b73a1297ffa8e3e631043210