capelo

Colação de Grau Especial realizada na FM

Realizou-se nesta quarta-feira, 03 de dezembro de 2014, colação de grau especial  para nove concluintes  do Curso de Medicina da UFG, Turma 57, que, por motivos particulares, não puderam aguardar a Colação de Grau Oficial da Faculdade de Medicina da UFG, marcada para o dia 13 de janeiro de 2015, a acontecer no Centro de Cultura e Eventos, no Campus Samambaia.

Realizou-se nesta quarta-feira, 03 de dezembro de 2014, às 9 horas, Colação de Grau Especial  para nove concluintes  do Curso de Medicina da UFG, Turma  57, que, por motivos particulares, não puderam aguardar a Colação de Grau Oficial da Faculdade de Medicina da UFG marcada para o dia 13 de janeiro de 2015, a acontecer no Centro de Cultura e Eventos, no Campus Samambaia.

A cerimônia simples, mas  cumprindo  todos  os ritos protocolares de  uma Colação de Grau oficial e solene, realizou-se no gabinete da direção na sede da FM  e foi presidida pelo vice-diretor no exercício da Diretoria, professor Antonio Fernando Carneiro, tendo como testemunha a professora  Alessandra Vitorino Naguettini, chefe do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina da UFG.

Participaram da Colação de Grau Especial  Amanda Dominience Menezes, Fernanda Caixeta Ramos Caiado, Guilherme Horbilon de Castro, Leidiane Nonato de Andrade, Mayra Feliciano Ferreira, Norami de Moura Barros, Paulo Vittor Peres, Priscila Trevisan Ruwer e Raíssa Almeida Hemerly, todos concluintes do segundo semestre letivo de 2014 do Curso de Medicina, Bacharelado, na modalidade Ensino Presencial.

Abrindo a cerimônia, o diretor em exercício da FM, professor Antonio Fernando Carneiro, explicou aos formandos que o momento, apesar de aparentemente simples, se revestia da maior importância e cumpria todos os requisitos formais  de uma Colação de Grau oficial, pois somente  através dele os até então alunos da FM deixavam de ser acadêmicos para se transformarem em médicos, podendo a partir daí ser tratados como  tal e exercer todas as prerrogativas da sua profissão.

Assim, diante da mesa diretora,  a acadêmica Mayra Feliciano Ferreira  leu o Termo de Compromisso - que já se tornou uma praxe na FM/UFG – documento idealizado para que os concluintes egressos da Faculdade firmem o compromisso de fidelidade e gratidão à Escola que os formou. Em seguida,  Paulo Vittor Peres fez formalmente o Juramento de Hipócrates em nome de todos os demais, que  em seguida receberam a Outorga do Grau, concedida pelo Diretor. Na sequência, foi lido o Termo de Colação de Grau Especial pela  coordenadora  administrativa da FM,  Izildinha Alves da Silva Jorge, assinado após pelos professores presentes e pelos novos médicos.

Ao término da cerimônia, a professora testemunha do ato, Alessandra Naguettini, cumprimentou os novos médicos, desejou-lhes sucesso na profissão e lembrou que a Escola estará sempre esperando a sua volta, seja como residente, como docente, postulante de pós-graduação ou voluntário. Falou em seguida a coordenadora administrativa da FM, Izildinha Jorge que, ao cumprimentar os novos médicos, sugeriu que eles peçam sempre que o Deus de suas crenças os ilumine no exercício da profissão e que atendam sempre seus pacientes com os olhos, as mãos e o coração.

Por fim falou novamente o presidente da cerimônia, professor Antonio Fernando, que mais uma vez cumprimentou os novos médicos e a seus pais por toda   dedicação nos anos de formação e pela conquista do diploma, lembrando a eles que a ética deve estar sempre presente na atuação profissional de cada um. Lembrou ainda que a medicina está evoluindo muito com os avanços da tecnologia, mas que todo médico se volte sempre e se inspire no  exercício antigo da profissão, marcado pelo carinho, apoio e atenção especial ao paciente.

Source: Imprensa FM/UFG