
Heitor Rosa recebe título de Professor Emérito da UFG
Em Assembleia Universitária nesta sexta-feira, 18, o professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFG Heitor Rosa recebe o título de Professor Emérito, outorgado pelo Conselho Universitário da UFG. A solenidade será no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina a partir das 20 horas, para a qual está sendo convidada toda a comunidade acadêmica.
Em Assembleia Universitáriaa ser realizada nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro, o professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFG, Heitor Rosa, recebe o título de Professor Emérito, outorgado pelo Conselho Universitário da UFG. A solenidade, comandada pelo reitor Edward Madureira Brasil e pelo diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, terá lugar no Teatro Asklepiós da FM a partir das 20 horas, para a qual está sendo convidada toda a comunidade acadêmica tanto da Medicina como das demais unidades da Universidade.
O professor Heitor Rosa, que além de médico é escritor com seis livros publicados (crônicas e romances de ficção histórica sobre a medicina na Idade Média), dois deles traduzidos para o inglês e o francês, recebeu a graduação de médico em 1966, como integrante da segunda turma da recém-criada Faculdade de Medicina de Goiás. Teve desde então um longa trajetória como docente da Faculdade. Especializou-se em Gastroenterologia e além do doutorado, fez cursos de pós-graduação avançada em Hepatologia no Royal Free Hospitalem Londres. Trouxepara Goiás, no início da década de70, aentão moderna endoscopia, criou o primeiro laboratório experimental da FM.
Publicou cerca de 50 trabalhos científicos.Tornou-se por vários anos seguidos o preceptor dos Residentes em Gastroenterologia. Assumiuainda a chefia do Departamento de Clínica Médica, onde atuou por muitos anos como Professor Titular de Gastroenterologia da FM e depois disso, foi eleito diretor da Faculdade em 2006, cargo que deixou em 2010, motivado por aposentadoria compulsória. De suas mãos a FM/UFG ganhou, ao lado da valorização à docência e ao corpo de funcionários e do incentivo à pesquisa, o Teatro Asklepiós, o projeto cultural “Medicina em Concerto”, a Sala de Leitura dos Acadêmicos, a implantação do projeto urbanístico dos dois jardins internos e a instalação do setor de Telemedicina, além de tantas outras realizações.
A proposta de outorga do título de Professor Emérito da UFG ao professor Heitor Rosa é de autoria do professor da FM Claudemiro Quireze Júnior, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG.
Fonte: Imprensa FM/UFG