
Colação de Grau especial realizada na Faculdade de Medicina
Concluintes de Curso da Faculdade de Medicina da UFG, ao todo 14 formandos, colaram grau hoje, 14 de novembro de 2012, devidamente autorizados pelo Centro de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade e motivados por razões particulares que os impedem de colar junto com a Turma 55 a que pertencem, em solenidade marcada para o dia 08 de janeiro de 2013.
Catorze concluintes de Curso da Faculdade de Medicina da UFG colaram grau hoje, 14 de novembro de 2012, devidamente autorizados pelo Centro de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade, motivados por motivos particulares que os impedem de colar junto com a Turma 55 a que pertencem, em solenidade marcada para o dia 08 de janeiro de2013. Acolação de grau dos 14 concluintes do segundo semestre letivo de 2012 aconteceu na Sala de Reuniões de FM às 10 horas, tendo com presidente da cerimônia o diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, na presença da professora Cacilda Pedrosa de Oliveira, coordenadora do Curso.
Abrindo a solenidade, o diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, falou da importância da ocasião que, embora simples, cumpria todas as normas oficiais e regimentais, “importante prinpalmente porque os formandos entraram no recinto da solenidade como meros alunos e sairiam, poucos minutos depois, como médicos e imbuídos de toda a responsabilidade do exercício da profissão”.
No momento seguinte deu-se o Juramento Oficial dos formandos, representados pelo concluinte Samuel Amanso da Conceição e logo após a outorga do Grau aos novos médicos, representados no ato por Joji Sado Filho, feita pelo diretor da FM Vardeli Alves de Moraes, “por delegação do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Goiás e de acordo com as prerrogativas do cargo de diretor, em nome do Governo da República Federativa do Brasil”. Deu-se em seguida a leitura do Termo de Colação de Grau, assinado ao final da solenidade pelos professores e os novos médicos.
A etapa seguinte foi o discurso da oradora da Turma, proferida pela concluinte Fernanda Paglia Duran, que enalteceu o momento como o mais importante da jornada de todos eles, lembrando que não foram apenas seis dias ou seis anos de luta, mas toda uma vida para se chegar àquele momento. Agradeceu a todos que os ajudaram nessa conquista, primeiramente a Deus, à direção, aos professores e funcionários da Escola, aos pacientes que os ajudaram a adquirir conhecimentos e especialmente aos pais, que não mediram esforços e acreditaram no sonho de cada um de se tornar médico.
Falou na sequência a professora Cacilda Pedrosa, que cumprimentou os novos médicos pela conquista do diploma, lembrando com eles que foram tantas e de diferentes naturezas as dificuldades que tiveram de ser superadas até fazerem parte do sistema que deve sempre atuar para melhoria da saúde e das condições de vida da população. Por fim falou o diretor da FM, que lembrou aos novos médicos que as dificuldades até então enfrentadas irão perdurar ao longo da vida no dia a dia da profissão, “que exigirá de cada um dedicação, esforço, renúncia e, principalmente, ética, não só no aspecto o profissional como pessoal”.
A concluinte Leandra Anália Freitas Negretto não compareceu à solenidade de Colação de Grau mas, por força de procuração oficiada no 6º Tabelionato de Notas de Goiânia, esteve representada por sua mãe, Leandra Valéria Silva Negretto.
Concluiram grau hoje os seguintes novos médicos:
Bruno Pereira Reciputti
Breno Fernandes Vilarinho
Cláudia Antunha de Freitas
Fernanda Paglia Duran
Flávio Leão Lima
Gustavo Ferreira Machado
Handel Meireles Borges Filho
Henrique Alencar Alves Ferreira
Joji Sado Filho
Leandra Anália Freitas Negretto
Luisa Salles de Moura Mendonça
Murilo Eugênio Oliveira
Rhanderson Miller Nascimento Cardoso
Samuel Amanso da Conceição
Fonte: Imprensa FM/UFG