
Provas da OSCE realizadas no final de semana
Alunos do Internato do sexto ano da Faculdade de Medicina da UFG realizaram no último final de semana, dias 21 e 22, as provas teóricas e práticas da OSCE -Objective and Structured Clinical Examination, que se realiza anualmente, constituindo-se em uma metodologia de avaliação do ensino-aprendizagem adotada pelo PRÓ-SAÚDE, resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Alunos do Internato do sexto ano da Faculdade de Medicina da UFG realizaram no último final de semana, dias 21 e 22 de setembro, as provas teóricas e práticas da OSCE -Objective and Structured Clinical Examination, que se realiza anualmente, constituindo-se em uma metodologia de avaliação do ensino-aprendizagem adotada pelo Programa de Reorientação dos Cursos de Medicina (Pró-Saúde), resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Pela OSCE, as alunos concluintes do Curso de Medicina se submetem obrigatoriamente a duas provas anuais, um escrita e outra oral, ambas avaliadas com notas de zero a dez. A prova escrita consta de 100 questões objetivas do tipo múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas e apenas uma correta, enquanto a prova oral é realizada nos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, com simulações de atendimento clínico através de atores e bonecos, sob a supervisão e avaliação dos professores e residentes.
Segundo a professora Cacilda Pedrosa de Oliveira, coordenadora do Internato da FM, a OSCE objetiva avaliar o Curso de Medicina e ao mesmo tempo propicia uma auto-avaliação dos alunos, uma vez que verifica se as metas do curso estão sendo atingidas, especialmente quanto às habilidades essenciais à formação do médico, a fim de que as possíveis falhas encontradas possam ser corrigidas. As provas abrangem as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Puericultura, Ginecologia e Obstetrícia, Doenças Infecciosas e Saúde Mental.
Por se tratar de avaliação obrigatória sem a qual os alunos não podem concluir o Curso de Medicina, este ano compareceram todos os discentes do sexto ano e o resultado dessa avaliação deverá ser concluído até a próxima semana. As notas obtidas pelos discentes irão corresponder ao 50% do valor do seu estágio final, indispensável para sua colação de grau no início de 2013.
Fonte: Imprensa FM/UFG