
2º Congresso do Departamento de Cirurgia da FM será em julho
O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG promove nos dias 6 e 7 de julho o seu 2º Congresso do Departamento de Cirurgia, que reunirá professores e alunos com o objetivo apresentar e discutirnovos conceitos e perspectivas de atuação das disciplinas que compõem o Departamento. O encontro seráno Teatro Asklepiós da FM e as inscrições, gratuitas e com vagas limitadas, já se acham abertas.
A comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFG fará uma pausa no seu período de férias em julho para participar, nos dias 6 e 7 do mês, do 2º Congresso do Departamento de Cirurgia, que reunirá professores e alunos com o objetivo apresentar e discutir novos conceitos e perspectivas de atuação das disciplinas que compõem o Departamento. O encontro será realizado no Teatro Asklepiós da FM, com a abertura oficial na noite do dia 6, às 20 horas, seguida de palestra e coquetel de confraternização.
Com vagas limitadas, as inscrições à participação do evento são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Cirurgia, no terceiro andar do prédio do Hospital das Clínicas da FM/UFG. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3269 8204 ou pelo e-mail departamentodecirurgia@yahoo.com.br. A coordenação do congresso informa que os certificados só serão entregues diretamente para o congressista no final do evento.
A comissão organizadora do 2º Congresso do Departamento de Cirurgia da FM está constituída pelos professores doutores Luiz Antonio Brasil, presidente do congresso; Onofre Alves Neto, coordenador científico; e Antonio Fernando Carneiro, chefe do Departamento de Cirurgia. O presidente do evento, professor Luiz Brasil, informa que este segundo congresso, a exemplo do primeiro realizado em 2011, busca inserir nos conceitos dos acadêmicos de medicina alguns aspectos das disciplinas que compõem o departamento com a intenção de despertar neles o conhecimento e interesse nas áreas cirúrgicas da Medicina
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
DIA 06 de julho – SEXTA-FEIRA
19:00 – 20:00 – Credenciamento
20:00 – 20:10 – Abertura
20:10 – 21:00 – Presidente: Prof. Carlos da Costa Neves
Conferência: “A história da Doença de Chagas e do Megacólon Chagásico” – Prof. Hélio Moreira (GO)
21:00 – Coquetel de confraternização
DIA 07 de julho – SÁBADO
08:00 – 09:20 – MESA REDONDA – Coordenador: Prof. Wilson Mendonça Júnior
Avanços e perspectivas em:
- Neurocirurgia – Prof. José Edison da Silva Cavalcante
- Otorrinolaringologia – Prof. Claudiney Cândido Costa
- Cirurgia Torácica - Prof. Albino Alegro Oliveira
- Cirurgia Vascular - Prof. Marcelo Luiz Brandão
Discussão
09:20 - 10:00– Presidente: Prof. José Garcia Neto
Conferência: “O ensino de cirurgia nos cursos de medicina – passado, presente e futuro” - Prof. Félix André Sanches Penhavel
10:00 – 10:20 – Coffee Break
10:20 – 11:00 – Presidente: Prof. Antônio Fernando Carneiro
Conferência: “O desenvolvimento da Oftalmologia nos últimos 50 anos e perspectivas futuras” -Prof. Marcos Pereira de Ávila
11:00 – 12:45 – MESA REDONDA - Coordenador: Prof. Hélio Ponciano Trevenzol
Avanços e perspectivas em:
- Anestesiologia – Prof. Onofre Alves Neto
- Cirurgia Geral – Prof. Walter De Biase Neto
- Cirurgia Cardiovascular – Prof. Luiz Antonio Brasil
- Urologia – Prof. Theobaldo Silva Costa
- Coloproctologia – Prof. José Paulo Teixeira Moreira
Discussão
12:45 - Encerramento
Fonte: Imprensa FM/UFG