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Semiologia
Apresentação | Objetivos | Metodologia
Apresentação
Carga Horária : 340 horas
Número Total de Alunos : 110
Duração do Curso : 2 semestres (3° ano)
Gil Eduardo Perini
Prof. Auxiliar do Depto. de Clínica Médica/FM
Médico Especialista em Cardiologia
Mestrando em Medicina Tropical/UFG
Coord. do Internato/FM
E-mail: gilperini@uol.com.br
Programação Semiotécnica
Análise dos Principais Sintomas
1. Dor - cefaléia, dor torácica, dor abdominal, dor lombar, artralgia e dor em extremidades
2. Tontura, vertigem, lipotímia, síncope, desmaio e convulsão
3. Paresia e parestesias
4. Febre
5. Tosse, expectoração, chieira,
6. Má digestão e obstipação
7. Dispnéia
8. Edema
9. Distúrbios da micção
Exame Psíquico
1. Impressão Geral Sensopercepção
2. Consciência Vontade
3. Atenção Psicomotricidade
4. Orientação Inteligência
5. Pensamento Afetividade e condições emocionais
6. Memória
Exame Físico Geral
Programação Semiologia Pediátrica
Os alunos trabalharão no ambulatório de Pediatria sob a supervisão do Professor Roque Gomide fazendo o atendimento global das crianças.
Programação Semiologia da Adolescência
Objetivos
Geral - Preparar o aluno para o exame clínico do adolescente
Específicos: o aluno deve ser capaz de:
- Identificar as principais transformações biológicas da adolescência
- Identificar as principais transformações psicossociais na adolescência
- Realizar anamnese com adolescentes
Bibliografia
- Guimarães, E.M.B - Semiologia do Adolescente. In: Porto, C.C. - Semiologia Médica. 4a Ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2001.
- Outeiral, J. Adolescer. Artes Médicas. Porto Alegre, 1992.
- Osório, L.C. Adolescente Hoje. Artes Médicas. Porto Alegre, 1989.
- O Diário de Anne Frank
Programação Semiologia do Idoso
Objetivos:
Geral: Preparar o aluno para o exame clínico do idoso, de forma que ele se sinta confortável e mais seguro ao abordar um paciente com múltiplas queixas e vários problemas de saúde.
Específicos: Ao final do curso ele deverá ser capaz de:
1. Reconhecer os aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais do envelhecimento humano;
2. Realizar a anamnese e o exame físico do idoso com especial atenção aos fatores de risco, aos aspectos sociais, às características psicológicas, ao estado mental, às condições nutricionais e à capacidade funcional do idoso;
3. Modificar a sua abordagem para obter um exame clínico satisfatório do paciente idoso portador de incapacidade física e/ou mental ou em um contexto em que ajam barreiras de comunicação.
4. Realizar a avaliação funcional e graduar o grau de dependência do idoso;
5. Compreender os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem;
6. Compreender a importância da avaliação multidisciplinar para o idoso frágil;
7. Compreender as interações entre as doenças e as particularidades de sua apresentação nos idosos.
8. Compreender as características das grandes síndromes geriátricas (gigantes da geriatria) e a sua capacidade para comprometer severamente a qualidade de vida e dificultar o exame clínico.
Programação Iniciação à Bioética
Objetivos
Desenvolver a capacidade de refletir, problematizar e debater as situações práticas do dia-a-dia do estudante e do futuro profissional, conflituosos ou não, com o intuito de alcançar uma competência ética, enquanto domina conteúdos, habilidades e atitudes;
Promover o conhecimento dos fundamentos da Bioética, e dos Códigos Civil, Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Código do Consumidor, Códigos Profissionais, como o Código de Ética Médica, e os demais Códigos e Declarações Internacionais relacionadas à saúde humana;
Propiciar momentos de interação com as demais pessoas , colegas e professores , exercitando o aprender a ouvir , falar, cooperar, organizar, calar,
Metodologia:
" Exposição sobre os fundamentos da bioética ;
" Discussão de casos clínicos com enfoque nos aspectos Bioéticos.
" Reflexão sobre os aspectos bioéticos envolvidos nas atividades práticas dos estudantes tendo em vista os cinco princípios bioéticos: Beneficência, Não-maleficência , Autonomia, Sigilo e Justiça,
" Técnica de observação direta ou indireta da atitude dos alunos nas atividades práticas.
" Cada atividade será organizada e coordenada de acordo com as regras definidas pelo grupo, com responsabilidade e maturidade, assim, permitindo a democratização do processo ensino-aprendizagem, funcionado de "per si", como um processo pedagógico.
Programação Técnicas Básicas de Enfermagem
Objetivos específicos desta unidade:
" Realizar a lavagem das mãos corretamente
" Calçar e vestir luvas mantendo a assepsia
" Discorrer sobre os princípios da biossegurança
" Analisar a situação atual das práticas de biossegurança nos campos que freqüentar
" Descrever as técnicas de comunicação terapêutica
" Refletir sobre seu papel no processo de interação com os pacientes
" Realizar curativos mantendo assepsia .
" Fazer administração de medicamentos
" Realizar sondagem vesical
" Realizar sondagem nasogástrica e nasoentérica