
Gincana solidária arrecada alimentos e avalia alunos
Uma gincana solidária, que consiste na arrecadação de alimentos a serem doados a Organização Não Governamental que cuida de crianças carentes, faz parte da avaliação semestral da disciplina Práticas Integradoras I, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFG. Para isso os alunos do primeiro ano do curso foram divididos em oito grupos que durante este mês de novembro irão arrecadar os alimentos não perecíveis.
Ao final todos os acadêmicos integrantes do grupo melhor colocado na gincana terão direito a receber um bônus de 15% na sua nota final. A informação é da professora Maria do Rosário Ferraz Roberti, que é coordenadora da disciplina Práticas Integradoras I e também coordena a gincana, juntamente com a professora Denise Milioli Ferreira.
A gincana solidária faz parte de outro projeto, a gincana formativa, realizada desde outubro para compor a quarta nota de avaliação do semestre, quando os alunos e professores escolheram um caso clínico na comunidade onde eles têm aula de Saúde Coletiva para depois responderem perguntas relacionadas e referentes ao seu diagnóstico, aos indicadores da doença, prevenção etc. Essas perguntas estarão sendo respondidas em dois tempos, no dia 04 e no dia 18 deste mês .
Os alimentos recolhidos durante todo o mês estarão armazenados no Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA) da FM e depois serão entregues à ONG REMAI – Rede Multidisciplinar de Atenção Infanto-Juvenil, que é uma associação de direito privado e de caráter assistencial que atua junto à clínica pediátrica do Hospital das Clínicas da UFG e por isso recebe apoio do Departamento de Pediatria e Puericultura da FM.
O CAXXIA está trabalhando ainda no sentido de que os demais alunos do Curso de Medicina da FM/UFG também participem da gincana solidária, para que a arrecadação de alimentos seja maior.
Fonte: Imprensa FM/UFG