noticia1275048684.jpg

49º Show do Esqueleto em cartaz amanhã, dia 28 de maio

Será nesta sexta-feira, dia 28 de maio, o 49º Show do Esqueleto, promovido pelo Centro Acadêmico XXI de Abril da Faculdade de Medicina da UFG (CAXXIA). O espetáculo será no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia, a partir das 20:30 h.

Acontece nesta sexta-feira, dia 28 de maio, o 49º Show do Esqueleto, promovido pelo Centro Acadêmico XXI de Abril da Faculdade de Medicina da UFG (CAXXIA), organizado tradicionalmente pelos alunos do segundo ano do Curso de Medicina para homenagear os calouros. O espetáculo será no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia a partir das 20:30 h e o ingresso está sendo vendido a 15 reais, mais um quilo de alimento não perecível ou um agasalho, na sede do CAXXIA ou na bilheteria do teatro.

Este ano, o Show do Esqueleto faz uma homenagem especial à Faculdade de Medicina que comemora seu Cinqüentenário e por isso fará uma retrospectiva da sua história, com foco especial em cada uma das suas cinco décadas. O espetáculo, todo idealizado, montado e apresentado pelos alunos do segundo ano - Turma nº 57 da FM - tem por objetivo satirizar, com muito humor e criatividade, a realidade política, social e acadêmica atual.

Sua montagem é dividida em diversos quadros, cada um com um foco específico, contando também com a atuação das “baleiras”, tradicionais figuras do show que se tornaram um tradição folclórica, constituídas por alunos vestidos de “vedetes”. Além de ajudar a animar o cenário, as baleiras fazem sempre um espetáculo à parte, com suas fantasias e irreverência.

O Show do Esqueleto foi criado em 1962 por alunos da segunda turma da FM, entre eles o acadêmico Heitor Rosa, hoje diretor da Faculdade, com a intenção de substituir o inconveniente e agressivo trote que desde aquela época era feito pelos acadêmicos veteranos para recepcionar os calouros. O espetáculo marcou seu espaço e ficou na história da FM, sendo realizado anualmente, sempre com o mesmo espírito de humor e crítica à realidade política, social e acadêmica.
Constituindo hoje um dos maiores eventos culturais da UFG, o Show do Esqueleto, agora em sua quadragésima nona edição, foi tombado em 2006 pelo diretor Heitor Rosa - por sinal o pai da idéia de sua criação - como Patrimônio Cultural da Faculdade de Medicina da UFG. Como sempre, um dos focos do espetáculo é despertar ou reavivar nos espectadores sua consciência social e por isso na venda dos ingressos está sendo feita a coleta de alimentos não perecíveis ou agasalhos, que serão encaminhados ao Voluntariado do Hospital das Clínicas da UFG.

Fonte: Imprensa FM/UFG