noticia1273188914.jpg

Departamento de Cirurgia da FM tem nova chefia

O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG tem a partir desta data novo chefe, para o período de dois anos. Trata-se do médico Antonio Fernando Carneiro, que tem como vice o médico Luiz Brasil, empossados em substituição aos professores Helio Ponciano e Onofre Alves Neto.

Em sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, dia 06 de maio, no anfiteatro instalado no prédio do Hospital das Clínicas, o Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG recebeu como novo chefe, para o período de dois anos, o médico Antonio Fernando Carneiro e como vice, o médico Luiz Brasil, em substituição aos professores Helio Ponciano e Onofre Alves Neto, que acabam de concluir seu mandato à frente do Departamento, respectivamente como chefe e vice chefe.

Ao abrir a reunião, o diretor da FM, professor Heitor Rosa, falou da sua satisfação em mais uma vez comandar uma troca de chefias em departamentos da Faculdade e agradeceu o professor que deixava o cargo, cumprimentando-o como grande parceiro, que teve sua gestão marcada pela eficiência. E ressaltou que Helio Ponciano nunca se fez ausente a nada que a relacionasse à sua função, fossem as reuniões do Conselho Diretor ou qualquer outra situação que se solicitasse sua colaboração.

O diretor saudou também o novo chefe e seu vice, com o argumento que ambos têm amplas condições de exercer a liderança que o cargo impõe, acrescentando que a Faculdade, “neste momento feliz de realizações e conquistas em que vive”, espera muito do Departamento na execução dos planos para o futuro. Em seguida a coordenadora administrativa da FM, Izildinha da Silva Jorge, fez a leitura da ata de posse da nova chefia.

Na sequência falou o chefe recém empossado, professor Antonio Fernando Carneiro, que mencionou sua relação de amor e carinho construída ao longo dos últimos anos com a FM e o Departamento de Cirurgia, mesmo tendo cursado a graduação e a pós-graduação fora. Agradeceu a confiança nele depositada e afirmou que conta com o apoio de todos para o desempenho do cargo. Depois falou o vice, professor Luiz Brasil, que também agradeceu pela sua eleição e falou da alegria de assumir o cargo, já que há alguns anos ele ali participava como aluno.

Falou ainda o professor Marcos Àvila, em nome dos seus pares, agradecendo e destacando o papel de liderança do professor Helio Ponciano, que em sua gestão tanto fez para o setor, citando especialmente a aquisição de equipamentos multimídia, a realização de mudanças curriculares e a construção de casa para funcionária.

Discursou também o diretor da HC, professor José Garcia, que igualmente agradeceu a chefia que deixava o cargo e lembrou que a FM e o HC são como dois rios que seguem seu curso lado a lado, cujas águas são unidas pelos Departamentos, especialmente o Departamento de Cirurgia, “com sua importante função, ao mesmo tempo acadêmica e gerente das instituições a que pertencem”.

Outra que aproveitou para agradecer o professor Helio Ponciano à sua saída foi a coordenadora administrativa da FM, Izildinha Jorge, “pela sua presença atenciosa e colaboradora, sempre que solicitado em questões administrativas ou burocráticas.” O próximo a falar foi o ex-chefe do Departamento e ex-diretor da FM, José Edison da Silva Cavalcante, que cumprimentou tanto os chefes que saíam como os que chegavam, com cumprimentos especiais ao diretor da FM, Heitor Rosa, pela eficiência da sua gestão à frente da Faculdade, em especial pelo brilhantismo da recente festa do Cinquentenário.

Por fim falou o ex-chefe do Departamento de Cirurgia, professor Hélio Ponciano, que agradeceu a colaboração de todos durante sua gestão e lembrou que em sua vida as coisas caem sobre ele – umas ele consegue pegar, outras não - e foi o que aconteceu com seu mandato no Departamento de Cirurgia, onde tudo que fez foi, segundo disse, com muito amor e com a ajuda de todos. Concluiu desejando total sucesso ao seu sucessor, pedindo a todos que dediquem ao novo chefe a colaboração que nunca faltou em sua gestão.

Fonte: Imprensa FM/UFG