
HC realiza JOTRAHC 2010
O Departamento de Ortopedia e Traumatologia (D.O.T.) do Hospital das Clínicas da UFG promove, de 21 de abril a 02 de maio, a Jornada de Ortopedia e Tramautologia dos Ex-Residentes e Ex-Estagiários do HC (Jotrahc). Esta é a sexta edição do evento, que reunirá cerca de 50 ortopedistas em um mutirão de cirurgias para atender mais de 100 pacientes que aguardam na fila de espera.
Realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) – Regional Goiás, a Jotrahc reúne professores do D.O.T. e médicos que cursaram residência ou estágio na área de Ortopedia e Traumatologia do HC e voltam ao hospital para oferecer sua importante contribuição à população. Na primeira etapa da jornada, que acontece de 21 a 24 de abril, os ortopedistas se mobilizam para atender pacientes que necessitam passar por cirurgias de correção de deformidades congênitas e adquiridas da mão, pé, coluna, ombro, quadril, joelho, deformidades neuromusculares e instalação de fixador externo. Estes são pacientes atendidos pelo Ambulatório de Ortopedia do HC, cujas cirurgias já foram autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Além do trabalho dos ortopedistas, a Jotrahc contará ainda com a importante colaboração de anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e voluntários do HC, que juntos prestarão uma assistência multiprofissional aos pacientes.
As cirurgias serão realizadas a partir das 07h30 nas salas do Centro Cirúrgico do HC. Em cada dia da jornada, serão realizadas cirurgias de duas ou três subespecialidades. Confira abaixo a programação:
21/04 (quarta-feira): Cirurgias do Joelho e Fixador Externo;
22/04 (quinta-feira): Cirurgias de Quadril, Ombro e Ortopedia Pediátrica;
23/04 (sexta-feira): Cirurgias de Coluna e Pé;
24/04 (sábado): Cirurgias de Mão.
Campanha de Prevenção à Osteoporose – Nesta edição, a Jotrahc traz uma novidade: a Campanha de prevenção à Osteoporose, que será realizada de 21 a 23 de abril, no Ambulatório de Ortopedia do HC. O horário de atendimento será das 08h às 12h e das 14 às 18h.
Segundo o coordenador da campanha, Frederico Barra, o intuito é detectar casos precoces da doença e orientar a população quanto à importância da prevenção. Mulheres com idade acima de 50 anos e homens acima de 70 anos poderão procurar o HC nestes dias, onde passarão por avaliação clínica e exame de ultrassonometria de calcâneo.
Durante a avaliação, o médico realizará uma entrevista com o paciente para informá-lo sobre os fatores de risco da doença, como tabagismo, fraturas prévias, baixa ingestão de cálcio e sedentarismo. Logo após, o paciente será submetido ao exame de ultrassonometria de calcâneo, para a detecção da doença. Caso o resultado do exame seja positivo, será solicitada ao paciente a realização, em data posterior à campanha, do exame de densidometria óssea e seu acompanhamento no Ambulatório de Ortopedia do HC.
A osteoporose acomete mais de 10 milhões de brasileiros, atingindo principalmente as mulheres – a relação é de 10 mulheres para cada homem. É uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e não tem sintomas. Silenciosamente, enfraquece os ossos até que ocorram fraturas, causando dores.
Portanto, medidas simples podem prevenir e evitar a doença, como a prática de atividades físicas diárias e a reposição oral de cálcio, que recuperam a saúde dos ossos.
A segunda etapa da Jotrahc será realizada na cidade de Caldas Novas, de 30 de abril a 02 de maio, onde os ortopedistas se reunirão para a discussão de casos clínicos e confraternização.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Dr. Carlos Eduardo Fraga – Coordenador Geral da 6ª Jotrahc:
Dr. Frederico Barra – Coordenador da Campanha de Prevenção à Osteoporose;
Thalízia Ferreira – Assessoria de Comunicação do HC: 3269-8380 / 8155-1280.
Source: Ascom/HC/UFG