noticia1271194343.jpg

Faculdade de Medicina da UFG comemora seu Cinquentenário

Missa campal, inaugurações, homenagens, recital, palestra e exposições fazem parte da programação do Cinquentenário da Faculdade de Medicina da UFG que se celebra este ano. As comemorações se concentrarão no próximo dia 24 de abril, data que há 50 anos foi criada a Faculdade, em 1960.

A Faculdade de Medicina da UFG comemora este mês o Cinquentenário de sua criação, ocorrida em 1960. As comemorações se estenderão durante todo o ano e o ponto alto será no próximo dia 24, sábado, com uma missa solene a ser celebrada no mesmo local, no pátio interno da FM, onde aconteceu a primeira celebração, há exatos 50 anos. No mesmo dia haverá inauguração da Galeria dos Diretores e do Laboratório de Simulação e Habilidades Clínicas, além de tombamento histórico do primeiro edifício da FM.

A missa será celebrada às 9 horas pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, acompanhada pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás sob a regência do maestro Eliseu Ferreira, que executará peças litúrgicas especialmente compostas para esse dia pelo médico, professor e compositor Fernando Cupertino e interpretadas pelo Coro Sinfônico de Goiânia. Ainda no dia 24, às 14 horas no Teatro Asklepiós da FM, será proferida conferência pelo Doutor Honoris Causa da UFG, professor, antropólogo e sociólogo da Unicamp Carlos Brandão, com o tema “Do Corpo ao Espírito – Nós os Humanos”.

No mesmo dia, às 20 horas, também no Teatro Asklepiós, será a abertura solene do Ano do Cinquentenário, com a presença de autoridades. À oportunidade, serão prestadas homenagens aos pioneiros da FM e demais que pessoas que fazem parte da história da Faculdade. Também integra a programação do Cinquentenário da FM nova edição do projeto musical “Medicina em Concerto”, com o Recital do Jubileu pelo duo Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz (piano a quatro mãos), realizado na noite do último dia 20, terça-feira, no Teatro Asklepiós.

E no dia 24, sábado, os ex-alunos e pessoas interessadas poderão visitar as salas “Encontre sua Turma”, com identificação pelo ano da formatura, para fotos e para que possam melhor conhecer a nova Faculdade de Medicina. Nesses espaços serão ainda mantidos estandes para exposição de obras dos ex-alunos ou dos professores, como livro científico, de literatura, de poesia, tese, partitura, CD, foto artística etc.

Fonte: Imprensa FM/UFG