noticia1254918746_ORIG.gif

Delegação goiana se mobiliza para o 47º COBEM

Delegação da Faculdade de Medicina da UFG, formada por docentes e discentes, irá participar do 47º Congresso Brasileiro de Educação Médica (47º COBEM), em Curitiba (PR), de 17 a 20 de outubro. Para os goianos, faz parte da pauta do evento colher subsídios para o 48º COBEM, que será em Goiânia.

A Faculdade de Medicina da UFG se prepara para participar ativamente, com delegação formada por docentes e discentes, do 47º Congresso Brasileiro de Educação Médica (47º COBEM), que se realizará na cidade de Curitiba (PR) no período de 17 a 20 deste mês de outubro, no espaço ExpoCuritiba, no campus da Universidade Positivo daquela cidade. O evento, que acontece anualmente, é uma promoção da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e das quatro escolas de medicina paranaenses e destina-se a vivenciar, avaliar e aprofundar as mudanças na educação e suas implicações dentro e fora das escolas médicas .

Para isso o 47º COBEM vai discutir os aspectos atuais e o futuro das escolas médicas, tendo como tema central O SUS como Escola, com três temas secundários: Pesquisa em Educação Médica, Avaliação e Qualidade do Ensino Médico e Humanização na Assistência e no Ensino. A expectativa é que se reúnam nesse encontro representações docentes e discentes das 178 escolas médicas do País, além de escolas médicas latino-americanas e também escolas que integram a Associação Europeia de Educação Médica (AMEE).

Além da delegação da FM/UFG, irão participar do COBEM em Curitiba representantes da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Goiás e da UniEvangélica, tendo à frente o professor Vardeli Alves de Moraes, vice-diretor e coordenador de curso da FM/UFG, que é também coordenador e representante da ABEM para a Região Centro-Oeste. Esta região integra as escolas médicas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Tocantins, que somam 16 escolas de ensino médico.

O coordenador regional explica que durante o 47º COBEM serão também realizados o Fórum dos Diretores e Coordenadores de Cursos de Medicina e o Fórum das Escolas que Desenvolvem o Projeto do Pró-Saúde. O professor Vardeli Alves de Moraes acrescenta que além de apresentar trabalhos e discutir questões técnico-administrativas dos cursos de medicina, a delegação goiana tem como missão no evento de Curitiba colher subsídios para promoção e realização do 48º COBEM, que será em Goiânia, no Centro de Convenções, no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2010.

Source: Imprensa FM/UFG