
FM-UFG presente no congresso da AMEE na Espanha
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás esteve presente no Congresso da AMEE (Association for Medical Education in Europe) e no XIX Encontro da SEDEM (Spanish Association for Medical Education), sediados na cidade de Málaga, na Espanha. Os dois eventos, realizados simultaneamente, se iniciaram no dia 28 de agosto e se encerraram nesta quarta-feira, dia 2 de setembro.
Esta foi a primeira vez que a Faculdade de Medicina da UFG participou do Congresso da AMEE, sendo representada pelos professores Vardeli Alves de Moraes, vice-diretor e coordenador do Curso e Edna Regina Silva Pereira, coordenadora do Internato, além do acadêmico Denis Masashi Sugita. O AMEE 2009 contou com mais de 2000 participantes de 81 países e desse número, 35 congressistas eram brasileiros.
A programação científica desenvolveu-se no Palacio de Ferias y Congresos de Málaga, em 29 salas com atividades simultâneas, com plenárias, simpósios, oficinas, cursos e encontros, mais atividades inovadoras como: “Fringe”, “Secrets of Success” e “Meet the Expert”. Quanto aos temas relativos a Educação Médica, abordou-se principalmente avaliação, currículo e metodologias de ensino-aprendizagem. Enfocou-se ainda temas pouco discutidos no Brasil, como o Protocolo de Bologna e a segurança do paciente durante o ensino médico.
Mais de 1000 trabalhos foram apresentados durante o Congresso, na forma de pôsteres dialogados e comunicações. A FM-UFG contribuiu com dois trabalhos: “Internship of the Medical School of Federal University of Goiás: New Horizons” e “Faculty development program directed to faculty members’ needs”, o primeiro de autoria do professor Vardeli Moraes e o segundo, da professora Edna Pereira.
A participação da FM-UFG em um congresso internacional sobre Educação Médica, segundo seus representantes no evento, embora tímida, demonstra um amadurecimento da instituição em direção à profissionalização docente e à melhoria do curso. O congresso, ainda conforme os professores, mostrou-se como oportunidade excepcional na troca de conhecimentos e de experiências valiosos para o crescimento de nossa escola. Além disso, forneceu grandes ideias para realização do 48º Congresso Brasileiro de Educação Médica (XLVIII COBEM), que será realizado em Goiânia, em 2010.
Fonte: Imprensa FM/UFG