noticia1248122032.jpg

X Curso sobre Videocirurgias Urológicas se estende até sábado

Iniciou- se hoje, dia 20 de julho, o X Curso Internacional de Cirurgias Urológicas por Vídeo, promovido pelo Serviço de Urologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG. O curso se encerrará no dia 25 e tem como participantes representantes de diversos Estados brasileiros, além de Portugal, Chile e Uruguai.

          Com o total de 110 inscritos entre professores e alunos, iniciou- se hoje, dia 20 de julho, o X Curso Internacional de Cirurgias Urológicas por Vídeo, promovido pelo Serviço de Urologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG, com o apoio do Hospital das Clínicas da Universidade e da Sociedade Brasileira de Urologia. Realizado nas instalações da FM, o curso se estenderá por toda a semana, encerrando-se no dia 25 próximo, com uma programação diária que se estende das 7:30 h às 18 horas, exceto no sábado, quando o encerramento acontecerá às 13 horas.
          A abertura oficial do evento foi realizada às 8 horas no Teatro Asklepiós, com a presença da secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro de Moura, que representou na oportunidade o governador Alcides Rodrigues; o reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil; o diretor da FM, professor Heitor Rosa; o diretor técnico do Hospital das Clínicas representando o diretor, José Garcia Neto, professor Luiz Arantes Rezende, o professor Mirandolino Batista Mariano, representante da Sociedade Brasileira de Urologia e o professor Gilvan Neiva Fonseca, do Departamento de Cirurgia da FM e coordenador do X Curso de Cirurgias Urológicas por Vídeo.
Segundo o coordenador, esse curso de capacitação se realiza anualmente no mês de julho, sempre com a participação de professores e alunos de diversos países e de praticamente todos os Estados brasileiros, tendo como objetivos promover qualificação em técnicas de cirurgias por vídeo, com ensinamentos essenciais e atualizados; praticar passo a passo e maximizar com segurança o tratamento minimamente invasivo em urologia e discutir as reais condições de cirurgias por vídeo. Este ano estão inscritos 75 alunos e 35 professores de todo o Brasil e também do Uruguai, do Chile e de Portugal.
          O curso é ministrado como em um laboratório prático com cirurgias demonstrativas em cães e porcos. Constitui-se num evento científico com carga horária de 60 horas e se desenvolve em dois módulos, básico e avançado, o primeiro abrangendo colecistectomias e esplenectomias, nefrectomias, dissecções via escretora e suturas e dissecções vasculares. Já o módulo avançado prevê nefrectomias parciais, prostatectomias radicais (cães), ampliações vesicais, dissecções e suturas vasculares, treinamento em robótica e treinamento em E.N.O.T.E.S.

Fonte: Imprensa/FM/UFG