
Diretora do Ministério da Saúde visita o Núcleo de Telessaúde Goiás
A professora doutora Ana Estela Haddad, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES), do Ministério da Saúde, esteve na semana passada, dias 13 e 14 de janeiro, em visita à Faculdade de Medicina da UFG, onde veio ver de perto o funcionamento do Núcleo de Telessaúde e Telemedicina de Goiás. Acompanhada de quatro membros da sua equipe técnica -Ana Maria Pereira de Souza de Araújo Cunha Alves, Wandrey Sanches Braga, Patrícia Maluf Cury e Vinícios de Oliveira – a diretora conheceu toda a estrutura do núcleo goiano , que hoje já atinge 84 municípios goianos.
O Projeto Telessaúde Brasil foi idealizado pelo Ministério da Saúde para levar assistência médica, odontológica e de enfermagem a distância, utilizando para isso comunicação bidirecional, via internet. Na sede do Núcleo goiano, a diretora foi recebida pelo coordenador, professor Alexandre Taleb; pelo Diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Heitor Rosa; pelo Reitor da UFG, Professor Edward Madureira; pelo Secretário da Saúde do Estado de Goiás, Dr. Helio de Sousa e pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo Rassi na presença de representantes dos diversos órgãos públicos goianos envolvidos no projeto, que assistiram a uma apresentação sobre o seu funcionamento.
Para que os visitantes tivessem uma idéia mais clara do Telessaúde em Goiás, fez-se conexão com um dos municípios interligados ao sistema, tendo sido escolhido São Miguel do Araguaia - localizado a 500 km de distância de Goiânia - destacado como o município que obteve o maior índice de utilização do sistema em 2008. Além da discussão de caso clínico, os agentes do Programa Saúde da Família e da Secretaria de Saúde do município deram depoimentos sobre os benefícios que o Telessaúde tem proporcionado à população, melhorando a sua qualidade de vida e facilitando o trabalho dos profissionais da Atenção Básica em São Miguel do Araguaia.
A diretora do DEGES, durante sua estada em Goiânia, visitou também o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, que a recebeu em seu gabinete e depois percorreu com ela as principais instalações da Faculdade. Ao final da visita, depois de ter inspecionado e avaliado os principais indicadores de funcionamento do Núcleo Goiás, a professora Ana Estela Haddad, juntamente com sua equipe técnica, parabenizou os integrantes do Núcleo pelos resultados alcançados e pelo comprometimento de toda a equipe na execução das atividades do Telessaúde.
Fonte: Telessaúde