noticia8205.gif

Projeto Telessaúde Brasil já tem 89 pontos instalados em Goiás

Mais 115 pessoas representantes de 14 municípios goianos participaram do 4º Curso de Capacitação do Projeto Telessaúde Brasil, realizado no dia 25 de setembro último, no auditório da Faculdade de Medicina da UFG.
Mais 115 pessoas representantes de 14 municípios goianos participaram do 4º Curso de Capacitação do Projeto Telessaúde Brasil, realizado no dia 25 de setembro último, no auditório da Faculdade de Medicina da UFG. O curso, realizado pelo Núcleo Goiás do Projeto, foi ministrado durante todo o dia, com o objetivo de treinar e capacitar técnicos de informática e profissionais de saúde dos municípios para integrarem o sistema de telessaúde, idealizado pelo Ministério da Saúde para levar assistência médica, odontológica e de enfermagem  a distância, usando para isso comunicação bidirecional, via internet.
O treinamento foi ministrado pelo coordenador do Núcleo Goiás do Projeto Telessaúde Brasil, o médico e professor Alexandre Taleb, que anunciou que já somam 89 os pontos ativos do projeto em municípios goianos. Esses municípios diariamente  utilizam o sistema para discutir e analisar casos clínicos que não poderiam ser tratados ou solucionados  na sua própria base, por falta de condições técnicas ou especialista da área.   
Participaram do curso de capacitação profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde da Família – entre eles ACSs, ACDs THDs, odontólogos, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos - além de secretários municipais de Saúde, coordenadores do PSF e do Programa de Saúde Bucal nos municípios envolvidos. E, ainda, a representante da Regional de Saúde Sul, sra. Edylamar Souza.
                                     Os municípios representados no 4º Curso de Capacitação foram Aragoiânia. Campos Belos, Cidade Ocidental, Cristalina, Cidade de Goiás, Itauçu, Itumbiara, Jaraguá, Luziânia, Nova Crixás,  Santo Antonio do Descoberto, São Simão, Valparaíso e Aparecida de Goiânia. A cada um desses municípios foi entregue um kit de equipamentos doado pelo MS para integração ao sistema de telessaúde, que inclui computador, impressora, estabilizador, web cam   e máquina fotográfica, que integram o kit multimídia.

Fonte: Imprensa/FM/UFG