noticia8138.jpg

HC realiza Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos dia 26

O Hospital das Clínicas da UFG, com a participação da Faculdade de Medicina e da Comissão Estadual de Transplantes, realiza nesta sexta-feira, dia 26, a II Campanha de Transplantes de Órgãos e Tecidos, destinada a conscientizar e mobilizar a comunidade sobre a importância do tema.
Para celebrar o Dia Nacional de Transplantes, que se comemora no dia 27 de setembro, a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes do Hospital das Clínicas da UFG promove na próxima sexta-feira, dia 26, sua II Campanha de Transplantes de Órgãos e Tecidos do HC, que acontecerá durante todo o dia, com palestras, apresentação de filmes e atividades diversas, realizadas principalmente na entrada do Hospital.
A campanha tem como objetivo mobilizar a população e conscientizá-la sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, na tentativa de ajudar a mudar o comportamento das pessoas que em sua maioria ainda resistem à doação de órgãos. A campanha contará com o apoio da Comissão Estadual de Transplantes e da Faculdade de Medicina da UFG, por meio da disciplina do Núcleo Livre Engenharia em Transplantes de Òrgãos e Tecidos.
Segundo a presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes do HC, médica Denise Milioli Ferreira, o foco principal da campanha será mobilizar e conscientizar os visitantes, já que de um modo geral os pacientes do HC não têm o perfil de doador de órgãos ou tecidos,   que é  de pessoas vítimas de morte violenta. Entretanto pessoas de morte natural também podem ser doadoras, especialmente de córnea, que deve ser retirada até seis horas após a morte. 
                                      Além de palestras, apresentações lúdicas e de filmes de conscientização sobre o tema, na II Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos do HC haverá na entrada do Hospital uma unidade móvel do Hemocentro, destinada a colher amostras de sangue para possível doação de medula. Também será dada ênfase, em trabalho conjunto com o Centro de Referência Oftalmológica da FM/HC (Cerof), à doação de córneas, já que este é o  único serviço de coleta e de transplante feito no HC.

Fonte: Imprensa/FM/UFG