
47ª edição do Show do Esqueleto acontece neste sábado
Acontece neste sábado, dia 31 de maio, mais uma apresentação do Show do Esqueleto, desta vez em sua 47ª edição. O espetáculo será no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia, às 20 horas e os ingressos estão sendo vendidos na sede do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA) da Faculdade de Medicina da UFG, na Tribo do Açaí e na bilheteria do teatro, ao preço único de 10 reais, mais um quilo de alimento não perecível.
O Show do Esqueleto, desde a sua origem, foi idealizado pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFG para recepcionar os novatos, em substituição ao trote dos calouros, que muitas vezes se tornava uma brincadeira agressiva, desrespeitosa e até violenta. Sua característica é uma sátira jocosa de tudo que acontece no dia-a-dia, buscando sempre o deboche e o humor, voltado para todos os segmentos sociais.
Tudo começou no ano de 1962, e na época o espetáculo era sempre temático , tendo como um dos quadros principais as chamadas baleiras , que eram os estudantes vestidos de mulheres que andavam no meio do público com uma bandeja de guloseimas, fazendo gracejos e angariando dinheiro para cobrir as despesas do espetáculo.
O Show do Esqueleto é organizado anualmente pelos alunos do 2º Ano do Curso de Medicina e este ano pelos menos 70 acadêmicos estão envolvidos diretamente na sua organização, sob a coordenação da estudante Fernanda Nunes Bretas. Ela explica que este ano a turma resolveu inovar na forma e na apresentação do espetáculo, mas sem querer adiantar quais são as inovações propostas, “que terão de ser conferidas pelo público na hora da apresentação”, disse.
Ela acrescenta que esta 47ª edição do Show do Esqueleto conta com a colaboração do cartunista Jorge Braga que, como tem feito há cerca de 10 anos, ajuda os estudantes na criação e montagem de quadros, além de idealizar a arte de banners, camisetas e outros produtos de divulgação do show.
Ainda segundo a coordenadora da trupe, o espetáculo não tens fins lucrativos e todo o dinheiro arrecadado na bilheteria é usado apenas para cobrir as despesas da sua montagem. O restante é doado ao Voluntariado do Hospital das Clínicas da UFG, assim como os alimentos arrecadados, que são distribuídos entre as famílias dos pacientes mais carentes do hospital.
Source: Imprensa/FM/UFG