noticia7043.gif

Faculdade de Medicina ganha novas áreas de lazer

A comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFG acaba de ganhar um novo espaço de lazer e convivência, com duas áreas distintas. Sua inauguração foi uma homenagem aos pioneiros do Departamento de Anatomia Humana da Universidade.
A Faculdade de Medicina da UFG conta agora com novo espaço de lazer, em duas áreas distintas a céu aberto destinadas aos acadêmicos,   entre os blocos administrativo e o de salas de aula. Esse espaço, um jardim interno e uma área de convivência, foi inaugurado ontem à noite, dia 07 de maio, durante calorosa confraternização organizada pela diretoria da FM e a equipe do Centro Acadêmico XXI de abril (CAXXIA).
A festa de inauguração, que contou com a participação efetiva dos acadêmicos inclusive em sua organização,  transformou-se em um evento de resgate de um pouco da história da FM e de homenagem aos seus precursores, especialmente os professores Enzo Nesci e Raul Conde, que no início da década de 60 instalaram o Departamento de Anatomia, o primeiro vindo diretamente da Itália para esse fim e o segundo, da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (UFMG).
A diretor da FM, professor Heitor Rosa, ao descerrar a placa de inauguração, fez um breve relato da escola nos seus primeiros passos e prestou uma homenagem à primeira turma de egressos da FM, representada pelos médicos Ary Monteiro do Espírito Santo e Paulo César Borges. À oportunidade, o diretor fez questão de agradecer a equipe técnica do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef) pelas obras de urbanismo e ajardinamento do espaço de lazer e ao CAXXIA pela organização da festa.
Segundo o diretor, um dos ambientes, denominado “Jardim Enzo Nesci”, recebeu esse nome em homenagem ao médico que em 1960, a convite do fundador e primeiro diretor da escola, professor Francisco Ludovico, veio da Itália para criar o Departamento de Anatomia. Esse professor, então com 30 anos, trouxe em sua bagagem, além de vasta experiência científica, um pouco da cultura européia, o primeiro livro de anatomia, uma série de instrumentos e um acervo de obras de arte em desenhos anatômicos que, segundo promessa do professor Heitor Rosa, a direção da FM vai tentar resgatar.
Aluno de Enzo Nesci, seu vizinho e um dos seus primeiros amigos na nova pátria, o médico ex-diretor da FM e ex-reitor da UFG Ary Monteiro foi escolhido para falar do mestre pioneiro, quando enfatizou sua dedicação, seriedade e entusiasmo. Falou também da dificuldade que o Departamento de Anatomia tinha na época, sem as facilidades e tecnologia atuais. E lembrou que o professor Enzo, anos depois de volta ao seu país, foi um dos precursores da tomografia computadorizada lá inventada, sendo o autor da técnica especial de cortes anatômicos para o novo aparelho.
Quanto à área de convivência, carinhosamente denominada “Praça do Conde”, recebeu esse nome em homenagem ao professor Raul Conde, também pioneiro no Departamento de Anatomia que só deixou a FM em 1994. Segundo a ex-professora Dilair de Farias e Vasconcelos, sua contemporânea, o professor Conde também marcou a história da escola com o seu cavalheirismo e uma postura extremamente rígida, “sempre demonstrando um amor profundo pelo ensino e exigindo dos alunos respeito absoluto ao cadáver, mesmo à menor falanginha”.  
Ao final da festa de inauguração foi servido um coquetel aos presentes, regado ao som de um grupo de choro formado pelos alunos da Faculdade de Medicina, que eventualmente se apresenta nas atividades do CAXXIA. A nova área de lazer da FM entregue à comunidade acadêmica, segundo o diretor Heitor Rosa, deve se constituir em um lugar para que os alunos possam ficar em seus períodos livres para estudar, papear, trocar idéias e até namorar. “Dotados de bancos, arborização e iluminação especial, os dois jardins foram redimensionados para que a comunidade acadêmica os utilize tanto durante o dia e à noite sempre da melhor forma, um verdadeiro  espaço de mil e uma utilidades”, disse o diretor.

Fonte: Imprensa/FM/UFG