FM/UFG inicia temporada de colações de grau de 2016

A solenidade de colação de grau da Turma LIX da Faculdade de Medicina na noite do dia 20 deste mês de janeiro abriu a temporada de colações de grau dos formandos de 2016 da Universidade Federal de Goiás. A cerimônia se realizou a partir das 20 horas no  Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia. Familiares e convidados dos 103 novos médicos lotaram o recinto, com cerimônia presidida pelo vice-reitor da UFG, Professor Manoel Rodrigues Chaves, que ocupou a mesa diretiva juntamente com a diretora da FM, Professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, outras autoridades e os homenageados da Turma LIX.

A Turma LIX escolheu como Patrono João Bosco Siqueira Júnior e como Paraninfo o Professor Antonio Rubens Alvarenga, do Departamento de Pediatria da FM/UFG, que também deu nome à Turma. Como professores homenageados, Alexandre Ferraz Roberti, Américo de Oliveira Silvério, Joffre Rezende Filho, Luiz Carlos Silva Souza, Manoel Santos Pereira e Solomar Martins Marques.E como servidora da FM homenageada, Maria de Lourdes Ribeiro e Silva. A programação da formatura segue esta semana, com Aula da Saudade dias 23 e 24 de janeiro; Culto Ecumênico, dia 25 às 18:30h no Centro de Convenções; Jantar dos Pais, dia 26; e Baile de Formatura, dia 28 às 22 horas, no Centro de Convenções de Goiânia.

Os passos da cerimônia

Após a execução do Hino Nacional, o vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves convidou a formanda Paula Toledo de Almeida para, em nome da Turma, prestar o Juramento de Hipócrates. Em seguida, os formandos Henrique Finholdt Furtado e Juliany Ferreira Badreddine, também pelos seus pares, receberam a Outorga do Grau de Médicos. Foi então a vez do orador da Turma, Ronaldo Moisés de Moura Filho, proferir seu discurso, iniciando com citação de Sheakspeare : “Somos feitos da matéria de que são feitos nossos sonhos”.                   Com essas palavras, ele lembrou aos seus mais de 100 colegas que os levou àquele momento foi exatamente o sonho de cada um de se dedicar à saúde das pessoas.

Lembrou ainda que ao longo dos anos de formação acadêmica, o novelo de caminhos e histórias foi se desenrolando até chegar ao ponto sonhado da colação de grau. E citou o sentimento de gratidão que todos devem ter por aqueles que colaboraram pela realização do sonho, a começar pelo fundador da FM, Francisco Ludovico, “ um jovem que há mais de 60 anos saiu de sua zona de conforto familiar para buscar a realização de outros jovens que como ele sonhavam em se fazerem médicos para cuidar da saúde das pessoas , na busca de uma medicina cada vez mais humana.”

Falou em seguida a diretora da FM, Professora Fátima Lindoso, que mencionou o “momento muito especial da Faculdade com a colação de grau da sua quinquagésima nona turma de médicos”. Salientou que durante a caminhada, foram tantas coisas que se sucederam até poderem colher o fruto da titulação de médicos, lembrando que os jovens sonhadores saem agora amadurecidos e capacitados para exercer com competência sua nova missão. E conclamou que cada um tenha como seus embasamentos principais a ética e a moral e fixa sempre em mente a responsabilidade de transformação da sociedade.

O vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves foi o seguinte a discursar e, depois de cumprimentar os novos médicos e saudar os presentes, salientou que, apesar da crise orçamentária e financeira por que passam o país e especialmente a UFG, a instituição dobrou de tamanho e ampliou suas ações também pelo interior de Goiás e continua sendo cada vez mais um patrimônio público e entre as 12 maiores instituições do gênero no Brasil. Salientou ainda que a Universidade tem como meta passar a seus alunos esse patrimônio inalienável: a educação e o conhecimento que, segundo disse, possa ajudar a construir uma vida com cidadania plena para todos.

O passo seguinte da cerimônia foi a leitura do Termo de Colação de Grau feita pela coordenadora administrativa da Faculdade de Medicina, senhora Izildinha Alves Jorge e deu-se então a chamada nominal dos novos médicos para receberem seu diploma. Ao final, o Vice-Reitor deu por encerrada a solenidade, conclamando os novos médicos a defenderem, pela vida profissional afora, o patrimônio de todos que é a Universidade Federal de Goiás.