Ao Professor Luiz Rassi a gratidão da FM/UFG

Diante do último adeus no sábado, dia 12 de novembro, nos resta recordar o passado glorioso e vitorioso da trajetória de vida do Professor Dr. Luiz Rassi, decano da Faculdade de Medicina e Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás.

Dr. Luiz Rassi nasceu em Cuba em 1920.  Seus pais, de origem libanesa, vieram com toda a família para o Brasil em 1924 e se fixaram em Goiás, na cidade de Vianópolis. Fez o Curso Médico na Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro onde cursou a Pós - Graduação em nível de doutorado. Casou-se com a escritora Lygia de Moura Rassi, com a qual teve cinco filhos.

Professor Luiz Rassi foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFG, onde foi o titular da disciplina Propedêutica Médica e Cirúrgica. Foi o segundo diretor da Faculdade de Medicina com mandato de agosto de 1968 a agosto de 1972. Professor especialmente dedicado, seus ensinamentos e sua conduta ética e humana formaram gerações de docentes e de profissionais médicos.

Além da docência, outra característica marcante do professor e médico foi sua influência na medicina em Goiás. Foi um dos fundadores da Associação Médica de Goiás em 1950, onde se instalou e progrediu a ideia de criação da Faculdade Medicina, o que se concretizou em 1960.  Exerceu seu ofício na Casa de Saúde Dr. Rassi, localizada na Av. 24 de Outubro, nº 144, de propriedade de seu irmão Alberto. Foi ainda fundador do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás e diretor da Revista Goiana de Medicina.

Por tudo isso, seu legado na história da medicina em Goiás e particularmente na história da Faculdade de Medicina da UFG é e será inesquecível. À sua memória toda a gratidão e reconhecimento da comunidade acadêmica, em especial da direção da Escola, onde, temos certeza, Luiz Rassi sempre semeou sabedoria e ética.

Fátima Maria Lindoso da Silva Lima

Diretora da Faculdade de Medicina da UFG