Concluinte de Cabo Verde tem colação de grau especial na FM/UFG

 

     A concluinte do Curso de Graduação da Faculdade de Medicina da UFG Adrianna Isaura Lopes colou grau na manhã desta segunda-feira, dia 07 de novembro, em ato realizado no gabinete da direção da Faculdade, sob o comando do diretor em exercício, professor Antonio Fernando Carneiro. A cerimônia de colação de grau especial, embora simples, seguiu os trâmites formais de praxe e foi antecipada porque a nova médica, sendo estrangeira e por motivos pessoais, não pôde esperar a colação de grau de sua Turma, prevista para janeiro de 2016.

                 A médica Adrianna Isaura Lopes, que é natural de Cabo Verde – país insular localizado na costa da África Ocidental - ingressou no Curso de Medicina da FM/UFG por meio do convênio PEC-G em 2011 e integra a Turma LIX da Faculdade. Tendo como testemunha o Professor Doutor Paulo Sérgio Sucasas da Costa, o diretor em exercício da FM, Professor Doutor Antonio Fernando Carneiro deu início ao ato, quando a concluinte Adrianna, visivelmente emocionada, leu e firmou o Termo de Compromisso de formanda e em seguida fez o seu juramento (Juramento de Hipócrates).

           Deu-se então a Outorga de Grau e na sequência a coordenadora administrativa da Faculdade de Medicina, Izildinha Alves Jorge, leu o Termo de Colação de Grau Especial, assinado ao final pela nova médica e pelos docentes representantes da instituição. A palavra foi então franqueada à jovem médica que, sob forte emoção e até lágrimas, falou do seu reconhecimento e agradecimento a todas as pessoas que a ajudaram durante o percurso, da vinda para o Brasil até a colação de grau. Lembrou que foi uma longa batalha para realização do seu sonho e pontuou especialmente a ajuda dos familiares, amigos e professores.

       Falou em seguida a coordenadora administrativa da FM, Izildinha Jorge, que parabenizou a formanda e lhe desejou todo sucesso na vida profissional e aconselhou que esteja sempre atenta a olhar cada paciente no fundo dos olhos e a dedicar-lhe atenção e ternura, sempre pedindo a Deus sabedoria e força para o exercício da sua profissão. Falou também uma colega companheira da Turma LIX, que também lembrou as dificuldades por que passou a formanda, muitas vezes chegando à iminência de desistir, mas tudo ela soube superar.

              Foi então a vez dos cumprimentos do docente testemunha à cerimônia, professor Paulo Sucasas, que desejou a nova médica Adrianna Lopes muito sucesso e que ela tenha sempre em mente o Juramento profissional que firmou no início da colação de grau. Por fim falou o diretor em exercício, Professor Antonio Fernando, que também parabenizou a nova médica pela conquista e pela superação de todos os obstáculos, sugerindo que ela nunca se esqueça da Casa de Francisco (como carinhosamente é chamada a FM/UFG) e que ao longo de sua vida profissional tenha sempre em mente dar o melhor de si ao paciente.