XXVIII ECAM – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina

XXVIII ECAM e VII COGEM se realizam este mês

O XXVIII ECAM – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina, promovido anualmente pela Faculdade de Medicina da UFG em conjunto com o Centro Acadêmico XXI de Abril da unidade (CAXXIA),  será realizado neste mês de setembro, entre os dias  14 e 16, evento  que  acontecerá simultaneamente com o VII Congresso Goiano de Ética Médica – VII COGEM . Os encontros terão lugar  na sede do Conselho Regional de  Medicina (CREMEGO), à Avenida T 1 nº 245 – Setor Bueno.

Para esta edição do  ECAM os organizadores do evento escolherem como tema central Desafios da Saúde Frente à Modernidade.  O presidente docente do XXVIII ECAM e VII COGEM é o Professor Doutor Marcelo Fouad Rabahi, do Departamento de Clínica Médica da FM, enquanto  a coordenação discente  fica por conta do acadêmico André de Castro Rocha, Turma 62 do Curso de Medicina, já que anualmente os organizadores discentes do evento são os alunos do terceiro ano.

Seu objetivo é detalhar, aprofundar e colocar em prática as orientações recebidas pelos acadêmicos ao longo do curso, além de promover a sua integração com a classe médica e a comunidade, sempre incentivando o desenvolvimento científico. Segundo os organizadores, na programação dos eventos constam, além de palestras e mesas-redondas, apresentações de trabalhos (pôster ou oral),  oficinas e workshops.

Tendo como foco o tema central, serão abordados, entre outros, os subtemas: Os Novos  Modelos de Gestão dos Hospitais Públicos; Perspectivas do Ingresso no Curso   de Medicina; Drogas na Universidade: O Que Fazer? Medicina Legal e as Novas Tecnologias; Transplantes – Cirurgia; Ressucitação Cardiopulmonar; Mitos e Verdades da Cirurgia Transexual; Cuidados Paliativos: Onde Estamos e Para Onde Vamos?

E, ainda,  Panorama Atual da Infecção pelo ZicaVírus; Medicina do Sono; Medicina do Esporte; Manipulação de Embriões Humanos; Mitos e Verdades da Reforma Psiquiátrica; Medicina da Família e Medicina Baseada em Evidências. Este último será tema da Aula Magna prevista para o encerramento dos eventos.  Maiores informações podem ser obtidas  no endereço eletrônico  www.ecamcogem.com.br/ecamcogem2016.

06/setembro/2016