noticia4977.png

Experiência do Pró-Saúde na FM é modelo no Centro-Oeste

A experiência do Pró-Saúde no Curso de Medicina da UFG, sua aplicação e desenvolvimento, foi apresentada no II Fórum Regional de Educação Médica promovido pela ABEM Associação Brasileira de Educação Médica, em Brasília DF.
O significado do Pró-Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, do ponto de vista do currículo, da metodologia e dos avanços até agora atingidos pelo curso de Medicina da UFG, foi o foco central apresentado pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa, no II Fórum Regional de Educação Médica que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto último em Brasília, preparatório para o Congresso Brasileiro de Educação Médica que se realizará de 20 a 23 de outubro deste ano, em Uberlândia (MG).
A Faculdade de Medicina da UFG é a única escola de medicina do Centro-Oeste que foi contemplada pelo Pró-Saúde e sua experiência servirá de modelo para as demais da região, inclusive do Distrito Federal.. Em sua apresentação, o diretor Heitor Rosa abordou também as dificuldades encontradas na aplicação do Pró-Saúde, apontando ainda  as propostas da FM para vencê-las, o que será objeto de minucioso relatório que está sendo elaborado e será enviado à Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM.
No fórum realizado em Brasília, além do diretor Heitor Rosa, participou o vice-diretor Vardeli Alves de Moraes, também coordenador do curso de medicina, que falou do currículo atual e das mudanças curriculares necessárias para se adequar às diretrizes curriculares nacionais emanadas do MEC, em conjunto com as demais unidades de ensino da área no Centro-Oeste.
O fórum contou com a participação de docentes e discentes dos diversos cursos de medicina da Região Centro-Oeste, quando se discutiu, de forma integrada e na horizontalidade, diversas questões que venham propiciar melhoria efetiva na qualidade da comunicação e no desenvolvimento de estratégias propostas. Outro tema importante foi a integração do sistema saúde-escola, enfocando o desenvolvimento de ações voltadas para a integração da Faculdade de Medicina com a Rede Básica de Saúde.
Nesse sentido, segundo o vice-diretor Vardeli Alves de Moraes, ficou evidente que a Faculdade de Medicina da UFG é a unidade de ensino que tem a maior rede de cenários práticos integrados com as Secretarias Municipais e Estadual  de Saúde no  Centro-Oeste, desenvolvendo ações específicas para exercer a Integralidade  entre as várias profissões da Saúde na região. O encontro serviu ainda para discussão sobre o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que inclui a avaliação estudantil por intermédio do ENADE na FM/UFG, que deverá ocorrer in loco ainda este ano.