noticia4786.jpg

HC inaugura Instituto da Mulher

Instituto oferecerá diversos serviços voltados para a saúde da mulher. Entre eles, a prevenção do câncer ginecológico.
O Hospital das Clínicas da UFG passa a contar em suas instalações com o Instituto da Mulher (IM), um projeto de extensão do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG criado com os objetivos de ampliar a qualidade da assistência prestada à saúde da mulher e estimular o ensino e a pesquisa nessa área.
O IM será focalizado no câncer ginecológico, planejamento familiar, reprodução assistida, gravidez de alto risco, adaptação de gênero (troca de sexo), anticoncepção e climatério, prevenção de morte materna, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e assistência a vítimas de violência contra a mulher. Todo o atendimento será gratuito, voltado às mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), e realizado por uma equipe de 24 docentes de um total de 46 médicos, além de psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Serviço de Ginecologia do HC.
Durante a solenidade de lançamento do IM, que ocorreu nesta sexta-feira, dia 10, o coordenador do instituto, professor Rui Gilberto Ferreira, destacou três fatores que viabilizaram a implantação no HC. “O trabalho eficiente dos profissionais do Departamento de Ginecologia da FM somado à determinação dos diretores do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina, José Garcia Neto e Heitor Rosa, respectivamente, foram fundamentais para o avanço e a concretização desse projeto. O terceiro fator deve-se à receptividade e engajamento dos parlamentares goianos, cujo apoio foi de grande importância para a formatação do projeto”, disse.
O diretor geral do HC, José Garcia Neto, acredita que a criação do IM leva à modernização do serviço de saúde do Hospital das Clínicas da UFG, “que caminha em direção à formação de um complexo hospitalar”, a exemplo do HC da Universidade de São Paulo (USP). Futuramente, José Garcia espera que o HC da UFG lance também outros institutos, entre eles os da criança, do coração e de oncologia.
Entre os parlamentares, estiveram presentes à cerimônia a senadora Lúcia Vânia, o assessor técnico Fernando Cupertino, representando o senador Marconi Perillo, os deputados Honor Cruvinel e Sande Júnior, e os vereadores Cida Garcez e Rui Rocha. “Goiás é um estado que tem despontado na medicina devido a projetos como esses. Por isso, acredito que o Instituto da Mulher deverá se tornar um centro de referência como o Cerof”, afirmou Cupertino, lembrando o Centro de Referência em Oftalmologia do HC, destaque em todo o país no tratamento e combate à doenças da visão. A senadora Lúcia Vânia, escolhida para ser madrinha do IM junto com o padrinho, senador Marconi Perillo, também elogiou a iniciativa de criação do IM, que “contribuirá para a construção de um SUS mais eficiente e digno”.
A secretária de Políticas de Atenção à Saúde da Mulher, Denise Carvalho, que esteve presente representando o secretário estadual de Saúde, Cairo de Freitas, falou do interesse do governo estadual em fortalecer medidas de atenção à mulher. Para ela, a missão de formatar políticas voltadas para a mulher necessita da parceria com a universidade.

Recursos - Segundo Rui Gilberto, os recursos do IM serão provenientes da elaboração de projetos que serão apresentados junto ao Ministério da Saúde, às secretarias estadual e municipal de Saúde e à Organização Mundial de Saúde (OMS) para a aquisição de equipamentos e instrumentais, custeio da educação continuada permanente, melhorias da rede fisica e a construção de dois andares para o IM no novo prédio do HC, em construção ao lado do atual.
Inicialmente, estão previstos mais de R$ 350 mil reais, provenientes do Fundo Nacional de Saúde, que serão destinados a compra de aparelhos de ultra-som e histeroscopia cirúrgica e R$ 50 mil reais para cursos de aperfeiçoamento da equipe de profissionais. Também já foram protocoladas emendas parlamentares extra-orçamentárias que garantem a alocação de R$ 15 milhões de reais para a construção do novo prédio do HC, além da promessa parlamentar de mais R$ 4,5 milhões de reais para a construção de dois andares para o IM no novo prédio.
Na ocasião, o deputado federal Sande Júnior propôs aos parlamentares da Assembléia Legislativa de Goiás que formulassem emendas de bancada individuais no valor de R$ 500 mil reais que, juntas, irão garantir R$ 20 milhões de reais de recursos para o HC em 2008.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, considerou que as emendas de bancada tem dado um aporte fundamental para desenvolver os projetos da universidade. “A crise que atinge os hospitais universitários de todo o país devem-se mais à falta de aporte de recursos do que a uma crise de eficiência”, explicou Edward. Agora, o reitor espera um comprometimento da bancada goiana para o encaminhamento de uma emenda específica para o Hospital das Clínicas da UFG.

Ensino e Pesquisa – Uma outra intenção com a instalação do IM é aumentar a capacidade de ensino e pesquisa nessa especialidade na UFG. Futuramente, Rui Gilberto pretende implantar os cursos de mestrado e doutorado no próprio departamento e criar pontos de atendimento on-line à mulher em todo o estado de Goiás através da Telemedicina.

Atualmente, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HC conta com vários programas de assistência à mulher, entre eles o Programa de Mastologia – que atende cerca de 650 pacientes/mês, portadoras de câncer de mama – e o Projeto de Transexualismo – que já realizou 24 de cirurgias de adaptação de gênero. Também possui o moderno Laboratório de Reprodução Humana, voltado para a reprodução assistida e o planejamento familiar.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas