noticia4658.png

Médicos da Clínica Médica terão novas instruções sobre AIH

O Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina/Hospital das Clínicas da UFG está convocando médicos e residentes do seu corpo clínico para discutir baixa taxa de ocupação do hospital.
Todos os médicos, professores e residentes do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina/Hospital das Clínicas da UFG estão sendo convocados para uma reunião no dia 8 de agosto próximo para discussão e instruções sobre a aplicação de normas com relação às AIH (Autorizações de Internação Hospitalar). Segundo o chefe do departamento, professor Mauri Félix de Souza, responsável pela convocação, essa reunião, que vai acontecer no anfiteatro da CM  a partir das 10 horas, é de suma importância, pois é preciso reverter a baixa taxa de ocupação do HC, que compromete a arrecadação e os serviços do hospital.
De acordo com a diretora administrativa, Cleusa de Queiroz, a taxa de ocupação do HC tem permanecido em torno de 59 %, enquanto o ideal seria por volta de 75 %  para garantir a não diminuição do teto orçamentário e dos recursos repassados pelo SUS. Ela explica que antes o hospital recebia por produção, mas agora prevalece o sistema de contratualização, com metas e valores preestabelecidos.
 Como recentemente foi feita nova pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde - que detém a gestão plena do SUS em Goiânia – novas metas foram determinadas e do seu cumprimento é que dependerá  o volume de recursos a serem liberados sistematicamente para pagamento dos serviços do SUS. Por isso é importante a conscientização dos médicos e residentes na busca de índices mais altos na taxa de ocupação do HC.

Fonte: Imprensa/FM/UFG