noticia4576.png

PET-Saúde oferece bolsa para aprendizagem em práticas do SUS

Portaria interministerial da Saúde e Educação institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde, destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial nas práticas do SUS. Profissionais e alunos da Faculdade de Medicina podem se candidatar a bolsa e incentivo.
Profissionais e alunos da Faculdade de Medicina da UFG já podem se preparar para se candidatarem a bolsas e incentivos concedidos pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde, instituído pela Portaria Interministerial nº 1.507, de 22 de junho de 2007, destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial nas práticas do SUS. A portaria, dos ministérios da Saúde e da Educação, estabelece que o PET-Saúde foi instituído para viabilizar programas de aperfeiçoamento e especialização em serviço, assim como de iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos a profissionais e estudantes da área de saúde e de acordo com as necessidades do SUS.
 O PET –Saúde tem como objetivos específicos possibilitar que o MS cumpra seu papel constitucional de ordenador da formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de saúde do País; sensibilizar e preparar esses profissionais para o enfrentamento das diferentes realidades de vida e saúde da população brasileira; induzir o provimento e favorecer a fixação de profissionais capazes de promover a qualificação da atenção à saúde em todo o território nacional e, ainda, fomentar a articulação entre ensino e serviço na área de saúde.
Serão pagos incentivos e bolsas nas seguintes  modalidades: incentivo para profissional que realize educação em serviço e pertença às equipes básicas da Estratégia Saúde da Família e se dedique à preceptoria de residência de medicina da família e comunidade credenciada junto à CNRM; e incentivo para profissional que se dedique à preceptoria de alunos da graduação que sejam bolsistas do Prouni – Programa Universidade para Todos, ou que sejam participantes do Pró-Saúde - Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde.
E, ainda, bolsa de iniciação científica a estudantes de graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) com o objetivo de produzir conhecimento relevante na área de atenção básica em saúde; e bolsa de tutoria acadêmica a professores vinculados às IES públicas, que produzam ou orientem a produção de conhecimentos relevantes na área da atenção básica da saúde.
Quanto aos valores, seguirão como padrão de referência, para os estudantes de graduação, as Bolsas de Iniciação Científica, modalidade IC, em conformidade ao Anexo III da RN-017/2006 do CNPQ. No caso de bolsa ou incentivo para profissionais que exercem funções de preceptoria ou tutoria acadêmica , será no padrão das Bolsas para o Desenvolvimento Tecnológico nível DTI-3, conforme a RN-022/2006 CNPQ. Com relação aos projetos, terão de ser elaborados seguindo edital a ser ainda lançado, de acordo com a portaria de instituição do PET-Saúde.