noticia4476.png

Faculdade de Medicina integra Projeto de Telemática do MS/OPAS

Esta data passa a ser especial para a Faculdade de Medicina da UFG, com a instalação do Núcleo de Telemedicina, que dá um passo importante rumo à nova era. Esse projeto será incorporado ao Pró-Saúde
“Esta data passa a ser especial para a Faculdade de Medicina da UFG, com a instalação do Núcleo de Telemedicina, que dá um passo importante rumo à nova era.Esse projeto será incorporado ao Pró-Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e depois se estenderá aos internatos da nossa escola”. Com essas palavras o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, saudou os presentes à abertura do I Encontro de Telemedicina e lançamento do Núcleo Goiás do Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil nesta quarta-feira, dia 20, às 9 horas, no auditório do Centro de Referência em Oftamologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF/UFG).
O Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde – Núcleo Goiás, sob a coordenação do professor Alexandre Taleb, diretor executivo  do Cerof  foi implantado com o suporte da  Organização Pan-Americana de Saúde e  Ministério da Saúde (OPAS/MS) para melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica do Sistema Único de Saúde –SUS. Essa melhoria se dará por meio da ampliação da capacitação das equipes de saúde da família, com tecnologia capaz de teleaducação e telemedicina.
O Núcleo de Telemedicina em Goiás, segundo seu coordenador, trata-se de um antigo sonho, acalentado há vários anos e a partir de agora passa a integrar a Faculdade de Medicina da UFG , junto com outras oito instituições de ensino brasileiras, uma rede que visa a implementação do projeto no país. Para isso, segundo a consultora Telemedicina do Departamento de Gestão da Educação e Saúde do MS, Rosemeira Andrade - que veio a Goiânia para lançamento do núcleo goiano  - será constituída uma infra-estrutura com 900  pontos a partir de cada uma das nove universidades envolvidas no projeto, com 100 pontos integrados a cada núcleo.
Também veio a Goiânia para instalação do Núcleo Goiás o professor da USP Chao Lung Wen, que é coordenador do Projeto de Telemática e Telemedicina do MS e OPAS. Ele explicou que, na sua opinião, telemedicna, mais do que outro conceito técnico, é a convergência da tecnologia e a humanização para produção do que pode ser chamado de cadeia produtiva da saúde, ou seja, uma estratégia logística para a promoção de melhorias na qualidade da   saúde com o uso da tecnologia.
O Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG se desenvolverá tendo como braços 100 municípios goianos por meio do Programa Saúde da Família, numa parceria com a Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde. Também são parceiros nesse projeto o Conselho Estadual de Secretários de Saúde (Cosems), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia. Conta ainda com a cooperação das faculdades de Odontologia e Enfermagem e Escola de Engenharia Elétrica e da Computação da UFG.

Fonte: Imprensa/FM/UFG