noticia4433.png

Curso de Medicina faz parte do Enade 2007

A Faculdade de Medicina da UFG faz parte do grupo de instituições que serão avaliadas no segundo semestre pelo Enade 2007 - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cujas inscrições deverão ser realizadas por meio de cadastramento eletrônico, no período de 31 de julho a 31 de agosto próximos.
O Enade tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes  com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, sendo essa avaliação realizada anualmente em grupos diferentes, com cada instituição avaliada de três em três anos. Na última avaliação,  realizada em 2004, a Faculdade de Medicina da UFG obteve o conceito máximo, ou seja, grau 5. Dos 13,4 mil cursos avaliados pelo MEC no Enade, apenas três  de medicina obtiveram a nota máxima, dois de universidade federal e um de universidade privada. São elas: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Faculdade de Medicina do Vale do Aço, em Ipatinga (MG).
Para sensibilizar as instituições de ensino superior sobre a importância da participação do Enade e esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto, realizou-se em Brasília durante dois dias no final de maio o Seminário de Coordenadores de Curso, no qual a Faculdade de Medicina da UFG foi representada pelo vice-diretor e coordenador do curso, professor Vardeli Alves de Moraes. O evento foi promovido pelo Inep e a Secretaria da Gestão e Trabalho do MEC.
O professor explica que no caso da FM, como já foi avaliada e recebeu o grau máximo no Enade  anterior, desta vez será apenas a renovação do reconhecimento do curso, com três categorias a serem avaliadas: organização e avaliação didático-pedagógica, valendo 40 pontos; avaliação do corpo docente, discente e técnico administrativo, 35 pontos; e instalações físicas, 25 pontos.
Os instrumentos básicos do Enade são uma prova e três questionários: de impressão dos estudantes sobre a mesma, socioeconômico e do coordenador do curso. Quanto à prova, será aplicada no dia 11 de novembro aos estudantes em final do primeiro ano e aos do último ano de medicina. O coordenador do curso salienta que para esses alunos, o Enade é componente obrigatório do curso e o registro de participação indispensável para emissão do histórico escolar.

Fonte: Imprensa/FM/UFG