Nova turma inicia Internato em Firminópolis

Nova turma do Internato Comunitário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás assumiu nesta quarta-feira, dia 2 de maio, as atividades do Internato de Firminópolis, para onde seguiram os alunos Juliano Almeida e Silva e Rafael de Deus Pires, que lá permanecerão este mês, participando de ações de saúde junto à comunidade local. De acordo com planejamento prévio, a programação dessa turma se estenderá até o dia 27 de maio, com atividades regulares de segunda a sexta-feira.

Antes de seguir, os alunos da FM se reuniram com equipe multidisciplinar formada por alunos das Faculdades de Medicina, de Odontologia, de Enfermagem e de Nutrição, quando foram acertadas as etapas finais para sua tarefa no internato. A reunião aconteceu no último dia 27 de abril, sob a coordenação das professoras Estelamaris Tronco Monego, da Faculdade de Nutrição e Edna Regina Silva Pereira, da Faculdade de Medicina, que orientaram os alunos acerca das suas atividades no campus da UFG no interior.

As coordenadoras fizeram questão de frisar para os alunos, especialmente os que se preparavam para seguir viagem, que tenham bem claro em suas mentes que sua experiência no Internato “não é para tocar serviço” ou cumprir metas de atendimento das unidades. Seu objetivo é participar das atividades para adquirir uma vivência das ações rotineiras no atendimento das unidades básicas de saúde, visando uma integração com a comunidade e priorizando sempre as atividades de Educação em Saúde.

A experiência com equipe multidisciplinar no Internato teve início este ano, fruto de um planejamento realizado no início de 2007 pela coordenação de estágios da UFG e das quatro unidades envolvidas, além do diretor do campus de Firminópolis/São Luiz dos Montes Belos e dos preceptores das duas localidades. A reunião do último dia 27, como as demais que se realizam a cada mês, serviu para que os alunos que estiveram no Internato no mês abril fizessem um relato das suas atividades e apontassem as principais dificuldades encontradas. Da FM participaram os alunos João da Costa Ataídes Neto e Fernanda de Paula Abreu.

Em sua avaliação, os alunos elogiaram a experiência nos Internatos Comunitários, mas se queixaram que, para eles, quatro semanas – que é o tempo estipulado para cada turma – é um período muito curto. Segundo relataram, apesar do tempo insuficiente, a experiência é muito rica, o trabalho é bom e as instalações são boas, mas faltam computadores e, acima de tudo, uma integração maior com os médicos e toda a equipe de atendimento local. Queixaram-se também da falta de estrutura em Firminópolis, já que muitas atividades têm de ser desenvolvidas na cidade vizinha de São Luiz dos Montes Belos.