Engenharia e Transplantes de Órgãos e Tecidos

O Núcleo Livre em Engenharia e Transplante de Órgãos e Tecidos é uma iniciativa transdisciplinar da Universidade Federal de Goiás. Sediada na Faculdade de Medicina, o Núcleo conta com a participação de diferentes professores, agregando as áreas da medicina.
Apresentação

Os transplantes de órgãos e tecidos são alternativas terapêuticas a inúmeras doenças. O Brasil comemorou recentemente a marca de 32534 transplantes de órgãos sólidos, e 45247 transplantes de tecidos realizados nos últimos dez anos. A maioria desta casuística é representada por transplantes de córneas (78% dos tecidos), e transplantes renais (78% dos transplantes de órgãos sólidos). Apesar da estatística impressionante, a evolução dos transplantes não acontece de forma homogênea no país. Observa-se, com relação à educação da população, que não há uma estratégia consensual de informação, e que o país permanece tendo as campanhas de doação e transplante como principal elemento formador de opinião.

A ausência do tema nos currículos, em especial na graduação médica, contribui para o estado de desinformação no meio acadêmico. A natureza multidisciplinar da atividade pressupõe ainda, a participação de diferentesáreas do conhecimento para uma discussão abrangente do assunto.

O Núcleo Livre em Engenharia e Transplante de Órgãos e Tecidos é uma iniciativa transdisciplinar da Universidade Federal de Goiás. Sediada na Faculdade de Medicina, o Núcleo conta com a participação de diferentes professores, agregando as áreas da medicina, biologia, enfermagem, física, comunicação, direito e filosofia. A oportunidade é aberta a todo o corpo discente da Universidade, e acontecerá com uma periodicidade semestral.

Objetivo

Apresentar ao aluno de graduação o assunto Engenharia e Transplantes de Órgãos e Tecidos, com ênfase à situação atual do tema, seu caráter multidisciplinar, seus desafios éticos e perspectivas futuras, bem como discutir a participação da UFG neste contexto.

Fonte: Faculdade de Medicina