Medicina/UFG obtém nota máxima na avaliação do MEC

A Faculdade de Medicina da UFG acaba de receber a nota máxima (Conceito 5) na Avaliação In Loco  do Curso  feita neste mês de setembro, nos dias 17 e 18, por avaliadores do Ministério da Educação, seguindo as normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).  Esta instituição conduz todo o sistema de avaliação sobre a qualidade dos cursos superiores do país, produzindo indicadores e um sistema de informações, que passam periodicamente por avaliação em todos os aspectos técnico-pedagógicos e administrativos.

No Relatório de Avaliação do MEC emitido nesta data, dia 25 de setembro, os  dois avaliadores – Doutores Antonio  Prates Caldeira e  Ricardo Fakhouri -  assim subscreveram: “Parabenizamos a Coordenação, a Direção da Faculdade, os professores e toda a equipe que contribuiu para a obtenção do conceito máximo de avaliação do Ministério da Educação (Conceito 5) e temos a certeza que esse resultado reflete o esforço coletivo de toda a Faculdade de Medicina da UFG.”

Conforme o Relatório da Comissão de Avaliadores em suas considerações finais,  a Faculdade de Medicina da UFG é uma instituição bem consolidada,  com longo e robusto histórico de formação profissional na área de saúde e particularmente na área de formação médica, que possui notável destaque e relevância social em sua área de abrangência. Prossegue ainda o relatório que o curso de medicina da UFG avaliado nesse processo de Renovação de Reconhecimento apresenta uma dimensão pedagógica próxima da excelência.

Ressalta também que o corpo docente é altamente capacitado, com quase todos os professores com titulação de mestrado e doutorado, com experiência no campo de atuação profissional e na docência em educação superior, unanimemente elogiado pelos estudantes. E fecha com a seguinte afirmação: Em relação os requisitos legais e normativos, a instituição atende a todos.

Por fim a avaliação resume que é relevante destacar três pontos decisivos para a avaliação de conceito máximo:

• O comprometimento, entusiasmo e dedicação da Diretora da Faculdade de Medicina Drª. Fátima Maria Lindoso da Silva Lima e da Coordenadora do Curso Médico Drª. Maria Auxiliadora Carmo Moreira, aspectos destacados por todos os atores institucionais avaliados (corpo docente, discente e técnico-administrativo);
  • O desempenho admirável da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com   atividades que antecedem à lei do SINAES;
  • A participação coletiva de docentes e discentes no processo de reestruturação curricular.