Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

O Curso

Updated at 06/09/17 10:00 .

O Curso de Graduação em Medicina

 

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG) é a primeira do Estado e iniciou suas atividades em 1960 e foi reconhecida em 1968. Já graduou mais de 5.000 médicos, a maioria deles exercendo suas atividades na própria Região Centro-Oeste. O curso oferece 110 vagas por ano e cumpre os seus objetivos através de 12 semestres ou seis anos. Desenvolve-se em vários espaços físicos próprios da Universidade e da competência do Sistema Único de Saúde.

As aulas ministradas pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) são realizadas no Campus II (Campus Samambaia). As demais são oferecidas no Campus Colemar Natal e Silva (Campus I) em prédios da própria Faculdade, do Hospital das Clínicas da UFG e nas dependências do IPTESP (Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG), além de hospitais e laboratórios da rede pública de saúde estadual e municipal.

Desde a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2001 a FM/UFG tem participado ativamente das mudanças curriculares propostas pelos Ministérios da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS). Revisou o seu Projeto Pedagógico em 2003 e  em 2014. Desde então participa de programas indutores de mudanças curriculares financiados pelo MEC e MS, tais como PROMED, PRÓ-SAÙDE, PET SAÙDE e PRÓ-PET SAÚDE e PROVAB.

Uma nova proposta pedagógica vem sendo desenvolvida desde 2010 e nela estão sendo reestruturados os conteúdos disciplinares e reformulados os processos pedagógicos, bem como o processo avaliativo do estudante, redefinindo-se o perfil do profissional a ser formado e a forma de integração dos conteúdos curriculares em cada momento do curso.

Atualmente, convivem na Faculdade de Medicina dois modelos curriculares (2003 e 2014). As principais mudanças ocorridas foram a introdução do modelo modular de currículo, que propicia maior integração entre as disciplinas, aumento da participação do ensino na comunidade, orientação para utilização de metodologias ativas de ensino e métodos de avaliação coerentes com a nova proposta curricular.

Pretende-se que, ao se decidirem pelo ingresso no Curso de Medicina, os estudantes tenham clareza dos objetivos da Faculdade de Medicina e conheçam as estratégias utilizadas para alcançá-los.

Grau: Bacharelado

Modalidade: Integral

Cidade: Goiânia

Regional: Goiânia

Campus: Colemar Natal e Silva


Área de conhecimento: Ciências da Saúde
Duração: 6 anos
Autorização/Reconhecimento: Dec. 62376, de 11/03/68
Unidade responsável: FACULDADE DE MEDICINA (FM) - www.medicina.ufg.br


PERFIL DO CURSO:

O Projeto Pedagógico visa à articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um aprendizado crítico, reflexivo e criativo que leve à construção do perfil médico com postura ética, domínio técnico e visão humanística. Promove a compreensão da complexidade de vida do paciente, família e comunidade, levando em conta os aspectos biopsico-sociocultural, econômico e ambiental.

Estimula a realização de experimentos e/ou de projetos de pesquisa, socializando o conhecimento produzido. Leva em conta a evolução epistemológica dos modelos explicativos do processo saúde-doença, a horizontalidade e verticalidade dos conhecimentos com a integração dos conteúdos modulares.

 

PERFIL DO EGRESSO:

O Curso de Graduação em Medicina da UFG tem como perfil do egresso o médico com formação generalista, crítica e reflexiva, baseada em princípios éticos e humanísticos, compreendendo e intervindo no processo saúde-doença, tendo em vista os seus múltiplos determinantes. Deverá ser um agente ativo no processo de mudança social por meio da atenção integral à saúde nas diferentes fases do ciclo da vida. Para isso deverá atuar na promoção, proteção e recuperação da saúde, em seus diferentes níveis de atenção, sendo capaz de trabalhar em equipe e em consonância com o modelo de atenção à saúde, o mundo do trabalho e as necessidades do SUS.

 

List all Back