noticia4928.jpg

Acadêmicos de Medicina iniciam seu XIX Encontro Científico

No período de 29 de agosto a 2 de setembro, o Centro Acadêmico 21 de Abril da Faculdade de Medicina da UFG promove o XIX ECAM Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina. Paralelamente, serão realizados dois outros eventos: o XVI Congresso da Associação Médica de Goiás e o VI Encontro das Ligas Acadêmicas da FM.
 No período de 29 deste mês a 02 de setembro próximo, as atividades curriculares da Faculdade de Medicina da UFG serão suspensas para dar lugar à realização do XIX Encontro Científico dos Acadêmicos da Medicina – ECAM, uma promoção do Centro Acadêmico 21 de Abril que se realiza anualmente desde 1987, destinada a colocar em prática as orientações científicas recebidas durante o curso médico como instrumento para a prática profissional futura. O ECAM visa, ainda, promover a integração dos acadêmicos com a classe médica e a comunidade e, ao mesmo tempo, incentivar entre os alunos o interesse científico.
Paralelamente ao XIX ECAM - que é uma promoção conjunta do Centro Acadêmico 21 de Abril e da Associação Médica de Goiás, com o apoio da Faculdade de Medicina da UFG -  serão realizados o XVI Congresso da Associação Médica de Goiás, o VI Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina. O local será  o espaço coberto ao lado da Faculdade de Medicina – Campus Colemar Natal e Silva – Setor Universitário. A abertura oficial dos eventos será no dia 29 às 20 horas, no Teatro Asklepiós da FM, com a presença de autoridades da Universidade, do Estado e do Município.
A programação científica, que  prevê a realização de 20 conferências  intercaladas com oito mesas redondas, será nas salas 4, 5, anfiteatro e Teatro Asklepiós da FM, a partir do dia 30, iniciando-se às 8 horas e se estendendo até as 18 h, com exceção do sábado, com a programação até 12 horas. Haverá também a apresentação de 58 trabalhos científicos previamente selecionados, assim distribuídos: Trabalhos orais, sete; Pôsteres (Básico), quatro; Pôsteres (Clínica Cirúrgica), 19; Pôsteres (Clínica Médica, 21 e Pôsteres (Preventiva e Social), sete trabalhos.
Terminado o programa de conferências e mesas redondas, será iniciada a programação que visa o atendimento à comunidade, dentro do VI Encontro de Ligas Acadêmicas, que se realizará no espaço coberto ao lado da FM, onde futuramente será construído o novo Hospital das Clínicas. Ali serão instalados 52 estandes, que estarão funcionando nos dias 1º e 2 de setembro, sábado das 14 às 18 horas e domingo das 8 às 18 horas.
Haverá estandes de 19 ligas da FM: de Emergências Clínicas, de Cirurgia Plástica, da Mama, de Doenças Infecto-Parasitárias, de Oftalmologia, de Genética, de Hematologia, de Epilepsia, de Hipertensão Arterial, do Trauma, de Oncologia, de Diabetes, de Obstetrícia, de Saúde Mental e de Geriatria. Haverá ainda estandes dos cursos de Odontologia, de Farmácia e de Fonoaudiologia da UFG, além do Voluntariado do Hospital das Clínicas e da Liga de Obesidade da Universidade Católica de Goiás.
Em todos os estandes a população visitante irá receber folders e material de divulgação sobre prevenção e cuidados especiais quanto às doenças, além de orientação verbal sobre as mesmas. Haverá ainda exibição de filmes, mini-palestras, e exames específicos, como medida de peso e altura para cálculo do Índice de Massa Corporal, exame de glicemia capilar, ultra- sonografia para gestantes, coleta de sangue, medida de hemoglobina, aferição de pressão arterial e outros.
Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, a realização do XIX ECAM é de grande importância na vida acadêmica, pois, além de dar ao aluno a oportunidade de colocar em prática as orientações científicas recebidas durante o curso, propicia sua integração e interação junto à comunidade, com ações efetivas de orientação de prevenção de doenças e seu diagnóstico. Outra importante missão do ECAM, conforme o diretor da FM, é despertar no estudante de Medicina maior interesse científico.
O XIX ECAM, uma promoção do Centro Acadêmico 21 de Abril da FM, tem à frente na sua organização os alunos do terceiro ano de Medicina. Na Comissão Executiva estão os estudantes Rodrigo Souza Castro, Andyara Cecílio Brandão e Raphael de Faria Carmo. Outras equipes de estudantes integram as subcomissões, assim denominadas: Departamento de Divulgação, Departamento de Temas Livres, Comissão Comunidade, Departamento Social e Departamento Científico.