noticia4755.jpg

Instituto da Mulher será criado no próximo dia 10

O Instituto Da Mulher, que irá funcionar como projeto de extensão do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e do Serviço de Ginecologia da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG, será criado no próximo dia 10, em solenidade marcada para as 11 horas no auditório da Fundahc.
No próximo dia 10 de agosto será formalizada a implantação do Instituto da Mulher, que irá funcionar como Projeto de Extensão do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e do Serviço de Ginecologia da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG . A solenidade de lançamento político da entidade está marcada para as 11 horas no auditório da Fundahc,  com a presença do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil e dos diretores da  Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas, respectivamente Heitor Rosa e José Garcia Neto, além de representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde e de outras instituições ligadas às questões da mulher.
Também deverão estar presentes à solenidade vários políticos que se comprometeram em abraçar a causa da criação do Instituto da Mulher, entre eles os senadores Marconi Perillo e Lucia Vânia, deputados federais e estaduais e vereadores. Com o novo instituto, a intenção é ampliar e melhorar a assistência de referência à mulher do Centro-Oeste, além de aumentar a capacidade de ensino e pesquisa na especialidade, com a perspectiva de criação do mestrado e doutorado no próprio departamento, a exemplo do que ocorreu em outros Estados brasileiros.
A criação do instituto como projeto de extensão do departamento foi aprovada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Medicina, conforme se acha registrado na ata da reunião do dia 04 de junho de 2007. Segundo o chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM, professor Rui Gilberto Ferreira, a proposta é que a criação do IM venha facilitar o direcionamento dos recursos financeiros oriundos de diferentes esferas e órgãos para o desenvolvimento de atividades assistenciais, de ensino e pesquisa em relação à saúde da mulher, canalizados pelas bancadas federal, estadual e municipal.
O IM deverá começar a funcionar imediatamente ao seu lançamento, contando para isso com as instalações físicas e o corpo técnico de Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM. Uma de suas primeiras atividades, segundo o chefe do departamento, será apresentar uma série de projetos ao Ministério da Saúde, às secretarias Estadual e Municipal de Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS), buscando recursos para aquisição de equipamentos e instrumental, além da edificação de dois andares para o IM no edifício de pesquisas clínicas da FM/HC, já em construção.

Source: Imprensa/FM/UFG