Semana do Calouro 2018 inicia-se dia 05

Semana de Recepção ao Calouro , que  tradicionalmente acontece todo início de ano letivo para acolher  os  alunos novatos da Faculdade de Medicina da UFG, neste ano de 2018 será  na primeira  semana de março, no período de 05 a 12  do mês.   A programação tem  início no dia 05, segunda-feira,  estendendo-se até a outra segunda-feira, dia 12 e  a abertura das atividades será feita pelo  Reitor, Professor Edward Madureira Brasil  para a acolhida aos alunos, às 8 horas no Teatro  Asklepiós da FM, quando será apresentada aos calouros  a  Universidade.

A Semana do Calouro é um evento tradicional do Centro Acadêmico XXI de Abril  (CAXXIA) da FM, desenvolvido em parceria com os integrantes da Turma  LXV, ou seja,  os alunos do segundo ano do Curso de Medicina, que ano a ano se encarregam da acolhida aos novatos. A Semana, além de ter  como objetivo introduzir os calouros à  vida acadêmica, visa  conscientizar  novatos e veteranos  a  deixar  para trás a velha e grosseira  brincadeira do trote, que muitas vezes humilhava, aviltava os calouros e até  colocava suas vidas em risco.  Em seu lugar,  uma programação específica com palestras, apresentação de vídeos, discussão de temas e atividades culturais e recreativas.

Programação da Semana

A programação da Semana do Calouro/2018 prevê para a manhã do primeiro dia, logo após a acolhida e abertura dos trabalhos com a presença do Magnifico Reitor,   palestra do diretor da FM, Professor Doutor Antonio Fernando Carneiro,  prevista para as  8h40  quando se fará a apresentação do Curso. Na sequência, ainda no período da manhã,  palestra sobre Saúde Mental do Estudante de Medicina e Mentoring, pela Professora  Maria Amélia Dias Pereira.  E, ainda,  apresentação da disciplina de Saúde Coletiva, pela Professora  Carla Guimarães.

No período da tarde, também  no Teatro Asklepiós da FM, haverá a partir das 14 horas  apresentação do Programa de Apadrinhamento e das impressões sobre o primeiro ano do curso, além de Gincana de Integração  e, por fim,  Tour pelo Universitário. Na terça-feira, dia 06 de março, na programação consta todo o dia no Campus Samambaia da UFG, com a tarde e a manhã reservadas para Matrícula.

Na quarta-feira, dia 07,  já no Teatro Asklepiós da FM pela manhã, a partir das 8 horas,  abordagem do tema A Importância do Currículo e da Produção Científica para a Residência, a cargo do Professor Leonardo Ribeiro. Logo após, apresentação do programa Médicos sem Fronteiras e  A Importância do Trabalho de Curso, este tema pelo Professor Marcelo Fouad  Rabahi. E, ainda,  apresentação aos calouros da Atlética  e  da Madrasta.  À tarde,  Aula de Semiologia TBL e Febre,  pela  Professora Maria do Rosário Ferraz Roberti. Em seguida,  apresentação do ECAM  (Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina) e depois disso, Doação de Sangue, Medula e Órgãos, a cargo do Hemocentro. E, encerrando o dia, Gincana de Integração.

Na quinta, dia 08 pela manhã, a programação começa com atividades do Cineclube  e  DAE  sobre o Passe Livre.  Mais tarde, ainda pela manhã,  Medicina nos Dias de Hoje, pelo Professor Leonardo Mariano Reis;  Medicina Baseada em Evidências, pelo Professor Celmo Celeno Porto e exposição sobre o Show do Esqueleto.  À tarde,  NUC, MEDCAL e Comfor, Gincana de Integração e abordagem do tema As Amplas Possibilidades de Intercâmbio.  À noite, a partir das 19 horas, na sede do Conselho Estadual de Medicina (CREMEGO), Cerimônia do Jaleco e apresentação do Curso e da Faculdade  de Medicina, pelo diretor da Unidade, Professor Antonio Fernando Carneiro. Em seguida,  O Trote Pacífico na Faculdade de Medicina, pelo ex-diretor da Faculdade, Professor Heitor Rosa. E, por fim, homenagem aos Pais e coffee break.

Para a sexta-feira, dia 09, a programação da Semana de Recepção aos Calouros da Medicina prevê, no Teatro Asklepiós,  os seguintes temas:  Lummi, AEMED, DENEM, apresentação do módulo de Método Clínico (Professora  Maria do Rosário Ferraz Roberti, Representância (Emerson Moura – Turma LXV) . À tarde, CAXXIA, Coletivo Feminista Bertha Lutz e apresentação da  Madrasta e Atlética. E finalmente, na segunda-feira, dia 12, no Anfiteatro do IBC IV – Campus Samambaia – apresentação do módulo Corpo Humano Saudável.