Weby shortcut

News

Advanced Options   Exact sentence   All the words   Any of the words
Teste do Progresso/2018 na FM-UFG será em setembro
On 06/14/2018 at 09:37

Está programado para setembro próximo, no dia 26, quarta-feira, o Teste de Progresso (TP)  2018 adotado pela Faculdade de Medicina da UFG para avaliar o desempenho cognitivo dos alunos do Curso. Trata-se de uma avaliação longitudinal aplicada na graduação que, além aferir o desempenho cognitivo dos estudantes, alcança outras dimensões do processo de ensino-aprendizagem na formação do médico, como habilidades psicomotoras e de atitudes.

Esse será o sexto ano de participação da FM/UFG no Teste, que será aplicado a todos os estudantes regularmente matriculados no Curso de Graduação em Medicina, desde os calouros do primeiro semestre até os internos do décimo segundo semestre.  A participação dos acadêmicos no Teste do Progresso  é pontuada para fins de  prova da Residência Médica na UFG.

O Teste consta de uma única avaliação escrita, composta por 100 testes de múltipla escolha, com conteúdo abrangente ministrado por todas as disciplinas do Curso de Graduação em Medicina. Todas as questões serão contextualizadas com casos clínicos. A Comissão do Teste do Progresso 2018 está composta pelos professores Ana Maria de Oliveira (IPTSP-coordenadora), Adelair Helena (IPTSP), Alessandra Naghettini, Elisângela Lacerda (ICB), Yves Mauro Ternes (IPTSP), e Luciana Freire (Faculdade de Educação).

Segundo a coordenador, Professora Ana Maria de Oliveira, que é docente do Departamento  de Medicina Tropical e Dermatologia (IPTSP) e que coordena o TP desde 2015, das análises após a aplicação do TP pode-se inferir sobre o conteúdo e estrutura curricular da graduação e o desenvolvimento/crescimento acadêmico dos estudantes.

O teste dá ainda ao estudante a oportunidade de verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso, servindo como instrumento de avaliação formativa e identificando problemas potenciais, o que possibilita correções para a melhoria contínua do estudante e do curso.

                    O TP 2018 é organizado pelo ABEM – Associação Brasileira de Educação Médica- Regional Centro-Oeste e o Consórcio do Centro-Oeste é composto por 21 escolas públicas e privadas situadas nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. São participantes do Consórcio Centro-Oeste: Escola Superior de Ciências da Saúde- ESCS, Universidade de Brasília- UNB, Universidade Católica de Brasília- UCB, Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade de Cuiabá-UNIC, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal de Anhanguera- UNIDERP.

                                          E ainda Centro Universitário UNIEVANGELICA, Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT, Universidade de Rio Verde –UniVR- Aparecida de Goiânia-Universidade de Rio Verde –UniVR- Goianésia, Universidade de Rio Verde –UniVR- Rio Verde, Centro Universitário UniCEUB, FAHESA – ITPAC Araguaína, FAHESA- ITPAC Ipatinga-MG, FAPAC - ITPAC Porto Nacional, UNIVAG-Centro Universitário, Instituto Metropolitano de Ensino Superior/Univaço, UNIFAN – Faculdade Alfredo Nasser, FACIPLAC- Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.

                                        Os programas de Residência Médica da UFG têm considerado a participação em Testes de Progresso um critério de pontuação na análise do currículum vitae  dos candidatos.  Quanto à divulgação dos resultados, os dados individuais do Teste de Progresso não serão divulgados de forma pública e cada estudante individualmente poderá, mediante a inserção de senha pessoal, ter acesso ao resultado do seu Teste de Progresso e da evolução de seus resultados (progresso) ao longo dos próximos anos.

 

 

Prof. Hélio Moreira reconduzido à chefia do Depto. de Cirurgia
On 05/29/2018 at 11:32

                     O  Professor Doutor Hélio Moreira Júnior, desde 2016 chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG, foi reconduzido ao cargo para novo biênio, em reunião ordinária do Departamento realizada nesta terça-feira, dia 29 de maio, na Sala de Reuniões da  FM. Ele foi reconduzido ao cargo pelo diretor da Faculdade, Doutor Antonio Fernando Carneiro, que na oportunidade deu posse ao Professor Mestre Fernando Correa Amorim com subchefe,  no lugar    da Professora  Fabiana Penache Bosco Ferreira,  até então a subchefe do Departamento.    

                O diretor  da FM,  Doutor Fernando Carneiro, ao dar posse à nova chefia do Departamento de Cirurgia,  parabenizou – a pela feliz  ideia e gestão do projeto de construção do Laboratório de Cirurgia Experimental do Departamento, com recursos já alocados à sua instalação já no próximo ano. O Diretor mencionou ainda  o projeto  do novo Centro de Simulações da FM, também já solicitado junto às autoridades federais, para alocação de recursos.

                           O chefe do Departamento, Professor Hélio Moreira Júnior, após ser reconduzido ao cargo,  agradeceu à  direção da FM e aos membros do Departamento pela confiança mais uma vez depositada à sua pessoa, agradecendo também a parceria de todos na gestão do Departamento de Cirurgia.  E  afirmou que sua principal meta na nova gestão será o consolidação e efetivação do Laboratório de Cirurgia Experimental.

                        O Professor anunciou ainda que recebeu há poucos dias informação da assessoria  parlamentar da senadora Lucia Vânia - que encaminhou a solicitação ao Governo Federal –  cujos recursos constarão do Orçamento  desde ano. Quanto ao projeto do Centro de Simulações, anunciou também que se acha em andamento junto às autoridades federais para alocação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

 

 

FM/UFG expressa seu total pesar pela morte do Procurador Everaldo
On 05/25/2018 at 14:47

                A Diretoria da Faculdade de Medicina  da UFG e toda a sua comunidade acadêmica  manifestam seu imenso pesar pelo falecimento do Procurador Chefe da Reitoria da Universidade,  Everaldo Rocha Bezerra Costa, ocorrido na manhã desta sexta-feira, dia 25 de maio, em  Goiânia.  Ao mesmo tempo, informam que o velório será realizado a partir desta tarde às 17 horas, na Sala 8 do Cemitério Jardim das Palmeiras.

                  A todos os familiares do Procurador Everaldo Rocha Bezerra Costa a Direção da Faculdade de Medicina da UFG e todo o seu corpo administrativo  expressam  sua dor e consternação pelo seu falecimento precoce, pedindo a Deus que console a todos nessa hora mais difícil que a sua alma descanse em paz.

 

Fórum de Prevenção do Suicídio se realiza dias 08 e 09 deste mês
On 05/22/2018 at 10:36

                 A Faculdade de Medicina da UFG  vai sediar neste mês de junho, nos  dias 08 e 09,  o  I Fórum de Prevenção do Suicídio – Uma Tarefa para Muitas Mãos,  destinado a discutir esse tema com médicos, estudantes e demais profissionais da área de saúde, além de educadores, com palestras de renomados  especialistas,  oficinas de trabalho, rodas de conversa e depoimentos.  Já estão registradas cerca de 400 inscrições e se houver novos interessados, novas inscrições  podem ser feitas  no contato@prevencaodosuicidio.net.br.

                   O local do evento será o Teatro Asklepiós da FM/UFG,  onde acontecerá a sua abertura oficial na noite do dia 08, às 20 horas, feita pela presidente do Fórum, Professora Doutora Marta Franco Finotti. Haverá  uma apresentação musical, seguida de palestra especial  a ser proferida pelo Doutor Neuri José Botega, um dos um dos maiores nomes da área,   sobre “Contextualização do Suicídio na Atualidade: Retrato no Brasil e no Mundo”.

                   Como a programação é extensa, além do Teatro, as  Salas Especiais do primeiro andar da   Faculdade de Medicina também serão utilizadas  para abordagem  dos temas, em especial as oficinas e rodas de conversa, com a participação de pais e outros interessados. Estão programadas oficinas específicas para adolescentes e pré-adolescentes,  para estudantes de Medicina e também para professores.

  As principais palestras são:  Aprendendo a Lidar com  o Bulling;  Ferramentas de Monitoramento Parental da Internet de Adolescentes; Autoconhecimento  e Engajamento Existencial  e Checklist para Prevenção do Suicídio. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3285 4607.

 

“Medicina em Concerto” apresenta Trio de Câmara dia 21
On 05/17/2018 at 10:50

            Nova apresentação do Projeto Cultural “Medicina em Concerto” da Faculdade de Medicina da UFG  acontece  neste mês de maio, na segunda-feira, dia 21,  com o Trio de Câmara composto por piano, flauta e viola.  A noite musical será  no Teatro Asklepiós da FM/UFG, às 19h30m, com entrada franca, acesso ao teatro pela Rua 235 – Setor Universitário, em frente à Faculdade de Educação/UFG.

          O Trio de Câmara está formado pelos músicos Consuelo
Quireze,  ao piano, acompanhada por Stefânia Benatti  na flauta e Cleverson Cremer com sua  viola. Haverá também a apresentação  do tenor Weber Assis e  ainda  a participação de pianista Maria Lúcia Roriz (a quatro mãos)  e todos irão interpretar peças do compositor goiano Fernando Cupertino.

        As peças a serem interpretadas são Pequena Suíte Para Piano a Quatro Mãos; Sonatina para Viola e Piano; Cantilena para Viola e Piano; Choro para Flauta Solo; Invenção para Flauta e Viola; Valsa para Flauta, Viola e Piano; Manhãs de Maio – Romance para Flauta e Piano; Duas Canções para Voz Aguda e Piano com texto de Manuel Bandeira (Versos Escritos N’Agua   e Minha  Estrela ); e A Paz que Vem dos Céus.

Medicina em Concerto, projeto cultural da Faculdade de Medicina da UFG, foi criado em 2007 e aconteceu regularmente por seis anos, com uma apresentação musical mensal. Foi suspenso  motivado  por reformas indispensáveis na área física do Teatro Asklepiós. Voltou este ano com recitais  em abril, este mês (dia 21) com  o próximo já programado para 25 de junho, com apresentação do Quinteto do Serrado   (instrumentos de metal).

 

Show do Esqueleto/2018 acontece dia 19
On 05/15/2018 at 10:03

               O  Show  de Esqueleto, espetáculo de sátira e deboche anualmente  realizado pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFG, este ano em sua 57ª edição,  acontece no próximo sábado, dia 19 de maio, no Teatro Rio Vermelho, às 19 horas. A realização e coordenação do espetáculo é uma promoção do Centro Acadêmico XXI de Abril da FM/UFG (CAXXIA), especificamente  pelos alunos do segundo ano do Curso  de Medicina, que este ano escolheram como  tema central  O Medo.

             Conforme a acadêmica  Eloá Andrade Ferreira, que coordena o espetáculo deste ano, os  ingressos serão vendidos ao preço único de R$ 25  reais mais um quilograma de  alimento não perecível,  cujo montante será doado ao Hospital  Araújo Jorge.  Os pontos de venda dos ingressos, além  de serem adquiridos  on line na bilheteria  digital  do Centro de Convenções, podem ser adquiridos nos seguintes pontos de Goiânia: Komiketo, Butcherry e Tribo do Açaí.

 O Show do Esqueleto foi criado em 1962   por alunos da segunda turma da FM, tendo à frente o acadêmico Heitor Rosa, ex-diretor da Faculdade, com a intenção de substituir  o inconveniente e agressivo   trote que desde aquela época era feito  pelos acadêmicos  veteranos para recepcionar os calouros. O espetáculo marcou  seu  espaço e ficou na história da FM, sendo realizado anualmente, sempre com o mesmo espírito de humor e crítica à realidade política, social e acadêmica.

Considerado hoje e ao longo de sua história  um dos maiores eventos  culturais da UFG, o Show do Esqueleto, agora em sua quinquagésima sétima edição,  foi tombado em 2006 pelo então diretor Heitor Rosa  - por sinal o pai da ideia de  criação do espetáculo -  como  Patrimônio Cultural da Faculdade de Medicina da UFG. Como sempre, um dos focos do  show é despertar ou reavivar nos espectadores   sua consciência social   e por isso na venda dos ingressos é feita a coleta de alimentos não perecíveis,   depois  encaminhados a instituições beneficentes.

           

 

 

FM/UFG realiza Oficina sobre Educação Permanente em Saúde
On 05/07/2018 at 12:47

            Acontece nesta segunda-feira, dia 07 de maio, na Faculdade de Medicina da UFG, a Oficina “Como Pesquisar Educação Permanente em Saúde ?”,  organizada sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação   Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFG, que tem à frente  a Professora Alessandra Vitorino Naghettini.   Ministrada pela Professora Eliana Goldfarb  Cyrino, da FMB/UNESP,  a Oficina  se realiza em dois tempos: o primeiro pela manhã na sede da FM e o segundo no período da tarde, nas instalações do Hospital das Clínicas da UFG.

            A Oficina tem por objetivo focar e compreender o conceito de Educação Permanente  em Saúde  e a sua pesquisa à luz das repercussões políticas, planos e programas que respaldam iniciativas públicas e interesses sociais de mudança e criação. Em seu primeiro tempo de realização, a Oficina tem a participação de cerca de 50  integrantes,  docentes e alunos do Programa de Pós –Graduação em Ensino na Saúde, além de profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado de Goiás e dos municípios de Goiânia e de Aparecida de Goiânia.

           No segundo tempo,  no HC, o público participante  são cerca de 15 profissionais  da Hemodiálise do Hospital, que fazem parte do Projeto de Mestrado desenvolvido pela mestranda Ana Paula Lima,  sob a orientação da Professora Edna Regina Pereira.  Conforme  a orientadora, a Educação Permanente em Saúde é uma competência a ser desenvolvida pelos profissionais de saúde junto à Academia e nesse sentido há no Brasil, desde 2014, uma política nacional, mas há ainda  a necessidade de apropriação do  seu conceito.

mbnmnbmb

                                                

jh,jh,jhm,jh
                                                

Livro do Prof. Manoel Rocha ensina a viver com saúde
On 05/07/2018 at 10:42

                  O  livro “Viver com Saúde: uma Questão de Escolha”, de autoria do médico  Manoel Rocha, professor colaborador do  Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UFG, será lançado no dia 10 deste mês de maio, quinta-feira, às 19 horas na sede  do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO), à Rua T – 27 nº  148 – Setor Bueno, em Goiânia.  Para o seu lançamento  toda a comunidade acadêmica está convidada, em especial os docentes da Faculdade de Medicina da UFG.

          O livro, segundo seu autor,  tem como foco principal a Medicina Integrativa  com abordagem da saúde global do indivíduo e  é voltado para a sociedade, ou  seja, para  o público em geral,   com sua temática dividida em sete partes: 1 - Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano; 2 – Causas de Doenças Modernas e 3- Por Uma Educação Nutricional: 4- Doenças da Modernidade; 5 – Alimentos Funcionais; 6 – Culinária Saudável; e  7 – Casos Clínicos e Curas.

          Conforme o autor,  o livro é fruto da constatação de que apesar de todos os avanços da medicina ao longo dos séculos, as  doenças, especialmente as crônicas  como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, têm aumentado em incidência e índice de mortalidade.  Diante disso, o livro visa esclarecer que é possível viver com saúde   a partir de uma mudança de comportamento que envolve três fatores básicos: sustentabilidade ambiental, alimentação saudável e equilíbrio físico, psíquico e emocional.

                O Doutor Manoel Rocha, graduado  pela Faculdade de Medicina da UFG  em 1981, atua nesta Instituição  como professor colaborador desde  janeiro de 2000 e é responsável pelos Laboratórios de Urologia Feminina e Uroneurologia, além do serviço de infertilidade masculina do Laboratório de Reprodução Assistida da UFG. Há 13 anos trabalha na área de Medicina Preventiva e foi presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional de Goiás entre 1994 e 2005.

Projeto Transexualidade da FM/HC fará cirurgias de retoque
On 05/02/2018 at 09:41

           Equipe de cirurgia do Projeto de Transexualidade da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG se prepara para realizar uma série de pequenas cirurgias de retoque em procedimentos cirúrgicos  realizados anteriormente e que necessitam de pequenos reparos.  São ao todo 10 cirurgias que visam corrigir eventuais detalhes que ficaram pendentes  em   consequência das cirurgias de redesignação sexual que foram realizadas no período de 2016  e  2017.

          A cirurgias estão programadas  para o dia 05 de maio próximo e, conforme a coordenadora do Projeto Transexualidde da FM/HC/UFG, Professora Doutora Mariluza Terra Silveira, a equipe de cirurgia  é formada pelos médicos Marcelo Soares - cirurgião plástico,  Claudio Medrado  e Altair  Novato,  ambos ginecologistas.  A Professora explica  que na maioria dos casos, essas cirurgias de retoque visam melhorar a estética da vulva.

        Ainda segundo a coordenadora, O Projeto de Transexualidade da FM/HC/UFG, criado há 19 anos, conta  atualmente com uma certa demanda reprimida, já que consegue  realizar apenas uma média  de duas cirurgias por mês.   No momento são cerca de 10 pessoas que aguardam  a oportunidade de se submeter à cirurgia de redesignação de sexo, em  sua maioria  do masculino para  o feminino.

      A Professora Mariluza Silveira  esclarece que a equipe de cirurgia no momento não  consegue atender  mais de dois casos por mês principalmente pela limitação dos leitos hospitalares, além  de outros  procedimentos ligados ao pós-operatório, que demandam  maior tempo de recuperação e cuidados especiais.

 

CAXXIA conta agora com novo espaço físico
On 05/02/2018 at 09:39

          O Centro Acadêmico XXI de Abril da Faculdade de Medicina da UFG (CAXXIA) conta a partir desde data com novo espaço físico, inaugurado nesta sexta-feira, dia 27 de abril, às 11h30m, com a presença da sua Diretoria,  da Diretoria da Faculdade, Professores e alunos da FM.  O espaço físico é o mesmo de antes, localizado no prédio do Hospital das Clínicas  voltado para o pátio interno da Faculdade de Medicina, com uma área total de 132 metros quadrados.

                     A reforma e novas instalações custaram o total de R$ 77.665,35, arrecadados por meio de patrocínios e doações, além de recursos já reservados no caixa   do Centro Acadêmico. As obras foram executadas  durante dois meses  pelo empresa júnior de Engenharia  ELO,  da UFG e tem seu espaço dividido em quatro salas: Sala de Convivência, Sala de Reuniões, Sala de Estudos e de Multiuso e Almoxarifado. Na Sala de Convivência, há uma TV, estação de jogos, área de descanso  e cozinha.

                Segundo o presidente do CAXXIA, acadêmico Adalberto Carmo de Moraes Júnior,  tudo foi feito com o maior zelo e a preocupação  de proporcionar  a todos os discentes membros da instituição  um ambiente descontraído e acolhedor. Além disso, que seja um espaço  que registre e conte um pouco da história do CAXXIA ao longo dos seus mais de 50 anos de existência.

               O CAXXIA  foi criado  em maio de 1960 logo após a  criação da Faculdade de Medicina da UFG para congregar a comunidade acadêmica, ficando também  responsável para suprir  as necessidades dos discentes do Cursos de Medicina tanto científicas, como culturais e esportivas.  Sua diretoria conta com sete membros, eleitos anualmente entre os discentes.

          kjlkjljk

 

fdhgfhfg

 

hgjghk

V Jornada de Medicina Cientifica acontece no inicio de maio
On 04/24/2018 at 11:05

          A Faculdade de Medicina da UFG vai sediar no  início do mês de maio, dias 04 e 05,  a V Jornada Acadêmica de Metodologia Científica (JAMEC), que se realizará no Teatro Asklepiós, no primeiro dia no período das 17 às 22 horas e no segundo dia das 17 às 20 horas.  Simultaneamente,  será realizada a V Premiação Francisco Ludovico de Almeida Neto de Iniciação Científica (FLANIC).

       A organização da V JAMEC e da V  FLANIC  estão a cargo  da direção do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA), que prevê a participação de cerca de 300 pessoas no evento, entre elas professores e acadêmicos das diversas Faculdade de Medicina do Centro-Oeste.

      Maiores informações  sobre a   V Jornada e a  V Premiação, como  a programação,  as inscrições e a submissão  dos trabalhos estão no endereço  eletrônico  https://doity.com.br/v-jamec/contato.

Projeto Cultural “Medicina em Concerto” está de volta
On 04/18/2018 at 11:38

                         O Projeto Cultural  “Medicina em Concerto”  da Faculdade de Medicina da UFG  está de volta e anuncia para a próxima segunda-feira, dia 23 de abril,  seu primeiro recital da  nova temporada,  em 2018. Trata-se  do Recital de Piano e  Canto  que será apresentado no Teatro Asklepiós da FM, às  19h30m  com entrada franca. 

                         Ao piano se apresentará o  Professor de Regência e Piano da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG)  Carlos Costa, que será acompanhado pelas vozes de Michel Silveira (tenor), Hélenes Lopes (tenor) e Jadson Alvares (barítono), que terão como preparador vocal Edson Marques.  No seu repertório, peças de Francisco Mignone, Henrique de Curitiba, Jean-Francois Douliez, Camargo Guarnieri, Claude Debussy, Alberto Nepomuceno, Henri Duparc, Charles Gounod e Gabriel Fauré.

                        O Projeto Cultural “Medicina em Concerto”, idealizado em 2007 pela então diretoria da Faculdade de Medicina da UFG para despertar e aprimorar na comunidade acadêmica o gosto pela música de qualidade, aconteceu mensalmente daquele ano até 2014, sempre com uma atração musical  na  noite da última terça-feira de cada mês. Foi suspenso por problemas estruturais nas instalações do Teatro Asklepiós,  palco das apresentações,  e agora que o teatro volta a funcionar plenamente, com ele volta o “Medicina em Concerto”.

                                       Sob a coordenação dos professores  e músicos  Consuelo Quireze e Fernando Cupertino,  o “Medicina  em Concerto” em sua nova temporada a partir de 2018 será sempre às segundas-feiras no  final de cada mês às 19h30 e para o primeiro semestre deste ano já estão acertados dois outros recitais:  dia 21 de maio com Consuelo Quireze (piano), Cleverson Cremmer (viola) e Stefânia Benatti (flauta); e dia 18 de junho, apresentação do Quinteto do Serrado (instrumentos de metal).

 

 

       

Treinamento Avançado em Rinologia mostra resultado da seleção
On 04/18/2018 at 09:47

        Já foi publicado o resultado do processo seletivo do Programa de Extensão “Treinamento Avançado em Rinologia” do Departamento  de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG, divulgado  pela Coordenação de Extensão da Faculdade de Medicina da UFG. A candidata   aprovada é Raíssa Camelo Valletta, que obteve  na seleção a nota 9,0  (nove).

             Conforme o coordenador do Programa,  Professor  Ms. Leandro Azevedo de Camargo, a   aprovada no processo seletivo  fará parte do Programa por um período de 11 meses, de abril de 2018 a abril de 2019  e deverá cumprir uma carga horária de 1.320 horas.  Essa carga horária é anual e será dividida em programação de 30 horas semanais.

Treinamento Avançado em Rinologia mostra resultado da seleção
On 04/18/2018 at 09:37

        Já foi publicado o resultado do processo seletivo do Programa de Extensão “Treinamento Avançado em Rinologia” do Departamento  de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG, divulgado  pela Coordenação de Extensão da Faculdade de Medicina da UFG. A candidata   aprovada é Raíssa Camelo Valletta, que obteve  na seleção a nota 9,0  (nove).

             Conforme o coordenador do Programa,  Professor  Ms. Leandro Azevedo de Camargo, a   aprovada no processo seletivo  fará parte do Programa por um período de 11 meses, de abril de 2018 a abril de 2019  e deverá cumprir uma carga horária de 1.320 horas.  Essa carga horária é anual e será dividida em programação de 30 horas semanais.

III Jornada de Atendimento ao Trauma acontece dias 18 e 19
On 04/12/2018 at 10:56

    A Faculdade de Medicina da UFG  vai sediar nos próximos dias  18 e 19 deste mês de abril a III  Jornada  Acadêmica  de   Atendimento ao Trauma, que se realizará   no Teatro Asklepiós da FM/UFG, das 18 às 22 horas.   O evento irá abordar  a seguinte temática:  ABCDE do Trauma,  Trauma de Crânio, Trauma Toráxico  e Trauma Abdominal. Além de promover a abordagem desses temas propostos, a Jornada, segundo os organizadores,  deverá contribuir para  integração entre os participantes.

      A Jornada  Acadêmica de  Atendiment6o ao Trauma é uma promoção conjunta dos integrantes da Liga do Trauma e da Liga Acadêmica  de Cirurgia Geral (Lacig) e, em sua programação,  além de abordar a temática acima citada,  irá realizar os Cursos Introdutórios que são pré-requisito para ingresso dos interessados  nas duas Ligas: do Trauma  e de Cirurgia Geral.    Podem participar de III Jornada  e  também dos Cursos Introdutórios os acadêmicos do Curso de Medicina do primeiro ao sexto ano e ainda os residentes.

          As Ligas Acadêmicas são projetos de extensão  que têm como objetivo conduzir os alunos à pesquisa e ao trabalho de serviço e atendimento junto à comunidade e, desse  modo, fazem parte da formação profissional do aluno no Curso de  Medicina.  Mais informações sobre a Jornada e os Cursos Introdutórios estão no Instagram  @lacig_ufg. E também pelos telefones­­  dos acadêmicos  Andressa -  062  99442 9740; Gustavo  - 062 99156  9168; Lara – 062  98507 3043 ; e Matheus -  062  99373 5011.

Prof. Marcelo Rabahi tira dúvidas sobre vacinação contra a gripe H1N1
On 04/09/2018 at 12:50

              O Professor Doutor Marcelo Fouad Rabahi, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFG e especialista em Pneumologia, concedeu entrevista esta manhã (dia 09 de abril) a uma emissora de televisão goiana sobre a importância da vacinação e, mais do que isso,  dos cuidados  básicos na prevenção da gripe H1N1.

               Clique no link e veja a entrevista em todo o seu teor:

http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/medico-tira-duvidas-sobre-vacinacao-contra-a-gripe-h1n1/6646859/

Resultado Preliminar referente à Monitoria/2018
On 03/22/2018 at 11:05

Resultado Preliminar referente à Monitoria de Semiologia (Método Clínico).

Formulário para Recurso do Resultado Preliminar (Monitoria/2018)
On 03/20/2018 at 09:12

Formulário para Recurso do Resultado Preliminar (Monitoria/2018), entregar no Departamento responsável pela Disciplina à qual deseja solicitar o Recurso.

Resultados Preliminares referentes às Monitorias/2018
On 03/20/2018 at 09:07

Resultados Preliminares referentes às Monitorias de Imaginologia, Pediatria, Técnica Operatória e Psicologia Médica.

Inscrições a Treinamento Avançado em Rinologia a partir do dia 20
On 03/16/2018 at 11:06

              As inscrições dos interessados em participar da seleção ao Programa  de Treinamento Avançado em Rinologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG estarão abertas no período de 20 a 30 deste mês de março, na  Coordenação de Extensão da FM – piso  superior da FM.   O horário para a inscrição é somente no período da manhã, das 8 às 12 horas e trata-se de apenas uma vaga para atuação na área de Rinologia, do Departamento  de Cirurgia

               Podem se inscrever os interessados portadores de Graduação em Medicina e Residência Médica em  Otorrinolaringologia  reconhecida pelo MEC ou estágio na mesma área reconhecido pela Associação Brasileira  de Otorrino - Cirurgia Cérvico-Facial. Outro pré-requisito é que o candidato tenha domínio da Língua Inglesa, com capacidade de entendimento de escrita e leitura de artigo científico.

             Quanto ao processo seletivo, irá constar de prova escrita e entrevista a serem realizadas no dia 04 de abril,  a prova às 13h30m e a entrevista ás 15h30m. Em seguida  será a análise do  Curriculum Vitae e o resultado será divulgado  no máximo dois dias úteis após a seleção. Já a duração do Programa de Treinamento será de 11 meses, no período de 09 de abril de 2018 a 08 de abril de 2019, contando com  uma carga horária anual de 1.320 horas, divididas em 30 h/semanais.

          Todas as demais informações constam no edital  publicado em seguida:

 pdf