Weby shortcut
  • MECOR 2017 contou com docentes de quatro países

                                Dezessete  Professores dos   Estados Unidos, México, Argentina e  Brasil  participaram do  encontro Métodos em Epidemiologia Clínica  Respiratória –MECOR 2017, realizado na Faculdade de Medicina da UFG no período de 06 a 11 deste mês. Com  cerca de  60 participantes de países da América Latina – entre eles 11 vinculados à UFG - o Mecor 17 teve a coordenação local do Professor Marcelo Fouad Rabari do Departamento de Clínica Médica  da Faculdade e como coordenadora geral a Professora  Ana Menezes do Programa de Pós-Graduação da Universidade  Federal de Pelotas (UFFPEL).

                            O MECOR  se iniciou na América  Latina em 1994, numa iniciativa da American Thoracic Society (ATS). Desde então se realiza anualmente, tendo como sede universidades  em diferentes países.  Na atualidade o curso se realiza em quatro níveis e está sob a coordenação da Associação Latino-Americana do Tórax (ALAT) e de cinco sociedades respiratórias da América Latina ( Brasil, Uruguai, México, Colômbia e Argentina), formando  redes  sociais de pesquisa pelo  continente  latino.

                          Seus objetivos são capacitar profissionais da área da saúde,  principalmente da área respiratória  para  as diversas etapas da pesquisa, desde a elaboração dos protocolos até a análise dos dados e promover o intercâmbio entre profissionais de diferentes países da América Latina, formando redes sociais e  de pesquisa no continente. E, ainda, transmitir aos alunos conceitos de epidemiologia e estatística e capacitá-los para a  elaboração de projetos de pesquisa e redação de artigos.

                            Docentes do MECOR 2017

               Esta  é a relação dos docentes do MECOR 2017:  Eliane Roseli Barreira – Brasil; Sônia Buist – Estados Unidos;  Diego Caruso – Argentina; Natalia Causada Calo – Argentina;  Altay de Souza – Brasil; Juliana Ferreira – Brasil;  Bruno Ferreyro – Argentina;  Fernando Holguin – México; Ana Menezes  -  Brasil; e Cecília Patiño -  Argentina.

              E ainda    Marcia  Pizzichini – Brasil; Victoria Saenz – Argentina; Suzana Tanni Minamoto – Brasil; Mara  Rojo Tellez – México; Fernando Wehmeister – Brasil;  Juan Wisnevesky - Argentina e, por último, Victor Dourado Zuniga -  Brasil.

     

     

  • Professoras da FM buscam promoção à Docência Titular

              A  Professora Doutora  Edna Regina Silva Pereira, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFG, convida toda a comunidade acadêmica   para  assistir  à   sua  defesa  do  Processo de Promoção Docente para Professor Titular da Carreira de Magistério Superior,  que será nesta terça-feira, dia 14 de novembro,  às 14 horas, no anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFG.

             O tema  escolhido pela Professora Doutora Edna  Regina Silva Pereira para  defesa do seu Processo de Promoção Docente será  “Avanços e Desafios na Implementação de Mudanças Curriculares  em Escolas Médicas do Brasil após as Diretrizes Nacionais de 2001”.

               Também nesta data, dia 14, no período da manhã,  às 9 horas, igualmente haverá a defesa  do Processo de Promoção Docente para Professor Titular da Carreira de Magistério Superior  da Professora Doutora  Marise Amaral Rebouças Moreira, do Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial.  Ela fará a defesa de seu Memorial, que relata a história de sua vida pessoal e acadêmica, iniciada na Faculdade de Medicina da UFG em 1985.

  • FM/ UFG promove Encontro Epidemiológico da América Latina

             A Faculdade de Medicina da UFG será palco entre os próximos dias 06 a 11 de novembro do evento MECOR – Métodos em Epidemiologia Clínica Respiratória, encontro anual que se realiza  com a participação dos países da América Latina. A abertura será no Teatro Asklepiós   da
    FM/UFG às 18 horas do primeiro dia e toda a programação – palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos -   nas demais instalações da Faculdade.

             Esse encontro se iniciou em 1994  por iniciativa da American Thoracic Society (ATS) e atualmente está sob a coordenação da Professora Ana Menezes do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).      Esta é a sexta vez que o MECOR se realiza no Brasil, mas a primeira na UFG. Antes aconteceu neste País em 1997, depois em 2002, em 2006, em 2009 e em 2012.

        O Coordenador local do MECOR é o Professor Marcelo Fouad  Rabahi, que adianta que os inscritos para o encontro são provenientes dos diversos países da América Latina. Destinado aos alunos da pós-graduação em epidemiologia, especialmente os ligados à área respiratória, o MECOR acontece anualmente em novembro com a duração de seis dias. Esse evento terá a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG.  

            Seus objetivos são capacitar profissionais da área da saúde para  as diversas etapas da pesquisa, desde a elaboração dos protocolos até a análise dos dados;  e promover o intercâmbio entre profissionais de diferentes países da América Latina, formando redes sociais e  de pesquisa no continente. E, ainda, transmitir aos alunos conceitos de epidemiologia e estatística e capacitá-los para a  elaboração de projetos de pesquisa e redação de artigos.

  • See all
    See all