Serviços(Gastroenterologia)Ap

Gastroenterologia

Unidade do S.G.H.

O Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia é constituído pelas seguintes unidades:

1. Enfermarias - Estão permanentemente disponíveis duas enfermarias contendo cada uma 6(seis) leitos para ambos os sexos.

2. Setor de Endoscopia - Constitue-se no mais importante Centro de Endoscopia desta cidade, denominado Centro de Endoscopia Pofessor Joffre Marcondes de Rezende, sendo reconhecido como um Centro de Treinamento pela Sociedade Brasileira de Endoscopia (SOBED).

3. Ambulatórios - O Serviço de Gastroenterologia possui os ambulatórios abaixo relacionados os quais servem à Graduação e a Pós-graduação:

Gastroenterologia Geral
Gastroenterologia Geral para Residentes
Hepatologia
Dispepsia
Doenças intestinais
Programa de Tratamento de Hepatites Crônicas
Megaesôfago

4. Recursos Técnicos - A infra-estrutura para o ensino e pesquisa está ancorada nos
seguintes elementos:

a) Informatização do Serviço : Todos os setores do SGH estão informatizados, constituindo um Banco de Dados no qual todas as informações aos protocolos, pesquisa ou qualquer elemento de informação estão disponíveis. Professores e Residentes dos possuem seus próprios computadores.

b) Videoteca, fitas K-7 e CD-Roms : Constituem um moderno sistema de ensino, cujos catálogos permitem aos graduandos uma utilização fácil e atualização nan especialidade.

c) Vídeo microscopia : Dispomos deste avançado recurso para o ensino e pesquisa em Patologia, com monitores distribuídos em diversos locais e que possibilitam uma telediscussão;

d) Arquivos de imagens e lâminas : Constituem um dos mais sui generis modelos de pesquisa e ensino, totalmente informatizado e que permite qualquer tipo de estudo ou pesquisa sobre as doenças ou o doente em Gastroenterologia e Hepatologia;

e) Arquivo biológico :
Soroteca - constitue um arquivo dinâmico, com milhares de amostras de soros estocados ao longo de 15 anos. A soroteca é também informatizada e seu acervo está integrado no Banco de Dados.
Líquido ascítico
Outros líquidos biológicos

f) Bibliografia e documentação:
Internet com sistema ADS
Revistas e Livros no Serviço : Gastroenterology, Hepatology, Seminars in Liver Diseases, American Journal of Gastroenterology, Journal of Hepatology, Journal of Viral Hepatitis, Livros e tratados convencionais.
Arquivo de Separatas
Documentação : Banco de Slides
Banco de Lâminas
Acervo Radiológico

g) Laboratório de Hepatologia Experimental - Nele se desenvolvem certas linhas de pesquisas, e serve de local para um Curso de Formação em Pesquisa para graduandos e com ampla possibilidade para estudos de pós-greduação.