Alunos da FM devem confirmar inscrição ao Teste do Progresso

Todos os alunos  do Curso de Graduação da Faculdade de Medicina da UFG devem confirmar sua inscrição ao Teste do Progresso/2017, que está programado para o dia 20 de setembro próximo. A confirmação da inscrição junto ao Sistema de Gerenciamento do Teste do Progresso deve ser feita impreterivelmente  no período de 10 a 25 deste mês de agosto, por meio do link https://tpi-co.msh.eti.br/front/login.

O Teste do Progresso (TP) é adotado anualmente pela Faculdade de Medicina da UFG para avaliar o desempenho cognitivo dos alunos da Graduação – desde os calouros do primeiro semestre até os internos do décimo segundo semestre do curso – e consta de uma avaliação escrita com 100 testes de múltipla escolha. Quanto ao conteúdo, abrange todas as disciplinas da Graduação em Medicina, cujas questões são contextualizadas com casos clínicos.

Para a coordenadora do Teste do Progresso, professora Ana Maria de Oliveira, que é docente do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia do IPTSP, o Teste, além e aferir o desempenho cognitivo dos estudantes, alcança outras dimensões do processo de ensino-aprendizagem na formação do médico, como habilidades psicomotoras e de atitudes. Ela explica que a participação no TP é pontuada para fins de prova da Residência Médica na UFG.

O Teste dá ainda a oportunidade de o estudante verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso, servindo como instrumento de avaliação formativa e identificando problemas potenciais, o que possibilita correções para a melhoria contínua do aluno e do curso.   O TP 2017 é organizado pelo ABEM – Associação Brasileira de Educação Médica- Regional Centro-Oeste e o Consórcio do Centro -Oeste é composto por 20 escolas de Medicina públicas e privadas dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.