Primeira defesa de Trabalho de Curso na FM/UFG realizada dia 21

Esta quarta-feira, 21 de junho de 2017, foi um marco  na  história acadêmica da Faculdade de Medicina da UFG. Realizou-se a primeira defesa de Trabalho de Curso (TC) exigida aos alunos do quarto ano da Graduação em Medicina, decorrente da disciplina Trabalho de Curso adotada na grade curricular desde o segundo ano do Curso.  A disciplina tem como coordenador  o Professor Doutor Marcelo Fouad Rabahi e a primeira defesa  do TC foi feita por dois grupos  discentes da Turma 62 da FM, o primeiro formado pelos acadêmicos  Divino Aparecido Pinto Júnior,  Jéssica Maboni e João Paulo de Almeida Santana, cujo trabalho de pesquisa foi sobre “Concordância entre Duas Formas de Aplicação do COPD Assessment Test  (CAT)”.

Este grupo teve como orientador do seu TC o Professor Doutor Marcelo Fouad Rabahi, também coordenador da disciplina do mesmo nome.  A Banca Examinadora foi composta pelos Professores Doutores Gustavo Nader Guidoux e Jackeline Ribeiro Oliveira Guidoux, ambos docentes da Faculdade de Medicina da cidade de Araguari (MG). E também a Professora Doutora Anna Carolina  Galvão Ferreira, docente da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Do segundo Grupo  de defesa do TC  foram membros os discentes  Andrey Rocha Rocca,  Giovani Prediger Dobri, Gabriel Duarte do Nascimento e Isadora Marques Guimarães Santos, que tiveram como orientadora a Professora Doutora  Cacilda Pedrosa de Oliveira  e como tema de seu TC “O Perfil Epidemiológico de Pacientes Idosos Atendidos em Pronto-Socorro de  Um Hospital Universitário Brasileiro”.  Já a Banca Examinadora foi formada pelas Professoras Doutoras  Cacilda Pedrosa de Oliveira e Elisa Franco de Assis, ambas docentes da Faculdade de Medicina da UFG e o médico Fabrício Araújo Alves,  mestrando  na Coordenação de Pós-Graduação da FM/UFG.

A disciplina Trabalho de Curso (TC) visa iniciar os acadêmicos de Medicina da UFG nos métodos e técnicas de pesquisa e possibilitá-los a estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. E, ainda, capacitá-los a produzir trabalhos científicos, estimulando a publicação  dos mesmos durante o período da Graduação. A disciplina tem uma carga horária total de 80 horas, divididas em cinco semestres de 16 horas cada, contempladas do terceiro ao quarto períodos. (TC1, TC2, TC3, TC4 e TC5).

TC GRAÇA

gra