Show do Esqueleto

56º Show do Esqueleto será dia 20 de maio

Será no dia 20 deste mês de maio, sábado,  a apresentação teatral do 56º Show do Esqueleto, criado e encenado pela Turma LXIV  da Faculdade de Medicina da UFG, que cursa o segundo ano da Graduação. O espetáculo, que   é uma tradição anual do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA),  desta vez terá como tema “O Tempo  Tratando da Evolução de Tudo” e  será às 20 horas no Centro de Convenções da PUC Campus II –Avenida Engles, 507, Jardim Mariliza,  próximo ao Parque Ateneu em Goiânia.

O Show do Esqueleto foi criado em 1962   por alunos da segunda turma da FM, entre eles o acadêmico Heitor Rosa - mais tarde diretor da Faculdade no período de 2006 a 2010 - com a intenção de substituir  o inconveniente e agressivo   trote que já àquela época era feito  pelos acadêmicos  veteranos para recepcionar os calouros. O espetáculo marcou  seu  espaço e ficou na história da FM, sendo realizado anualmente pelos alunos do segundo ano, sempre com o mesmo espírito de humor e crítica à realidade política, social e acadêmica.

Constituindo hoje  um dos maiores eventos  culturais da UFG, o Show do Esqueleto - agora em sua  quinquagésima sexta edição -  foi tombado em 2006 pelo diretor Heitor Rosa  como  Patrimônio Cultural da Faculdade de Medicina da UFG. Como sempre, um dos focos do   espetáculo é despertar ou reavivar nos espectadores   sua consciência social   e por isso na oportunidade é feita  a coleta de alimentos não perecíveis,   que são encaminhados ao Voluntariado  do Hospital das Clínicas da UFG.

A história  registra  que em 1964, quando os militares tomaram o poder no País, o Centro Acadêmico da  FM  foi fechado e o Show do Esqueleto teve que se desvincular da Faculdade e se tornou um importante evento denunciador do então regime autoritário.  Desde o início o espetáculo mostra quadros de reflexão, de crítica e de humor sobre a realidade atual, sempre com a presença das tradicionais baleiras e esqueletinhas, tudo  encenado pelos  alunos do segundo ano do Curso de Medicina.

A venda dos ingressos, que terão o preço de R$ 25,00  (vinte e cinco reais) cada,  ocorrerá em plantões específicos  no corredor central da Faculdade de Medicina e no site  www.bilheteriadigital.com. O ingresso dará direito à participação de uma festa ao final do espetáculo.

DIVULGAÇÂO

Uma dos coordenadores e idealizadores do espetáculo deste ano,  a acadêmica Luciana Martins explica que diante da constatação de que  a tradição do Show do Esqueleto se achava pouco conhecida além das paredes da FM, a Turma LXIV (hoje no segundo ano do Curso)  resolveu ampliar os horizontes. Elaborou-se então uma estratégica prática que consistiu em levar  esboço e noções do espetáculo até as escolas de Goiânia, do Ensino Fundamental ao Pré-Vestibular.

Seguindo cronograma que foi cumprido desde fevereiro, a Turma LXIV optou  por uma mini intervenção artística  encenando um pedacinho da história brasileira de forma a despertar  a curiosidade do pretenso público para Show do Esqueleto. O   mini espetáculo foi denominado “EsqueleTour” e, segundo os organizadores, “acabou se tornando um total sucesso com 25 apresentações em  20 escolas, do alto do Bueno à pontinha de Goiânia”.